segunda-feira, 20 de junho de 2011

DIA DA FREGUESIA DO SEIXAL


Os terrenos que constituem hoje a freguesia do Seixal pertenceram primitivamente à freguesia do Porto Moniz. Na altura em que esta era apenas a sede de uma simples capelania, com exercício de funções paroquiais.
O Seixal de hoje não tem nada a ver com esse tempo. A evolução passou por ali. E, de uma terra de passagem, foram criadas condições que cativam quem passam para uma estadia mais prolongada. Restauração, onde o prato forte é o peixe de água doce: truta, e unidades de turismo de habitação rural e pequenas unidades hoteleiras, são realidades da freguesia do Seixal, a meio caminho entre São Vicente e o Porto Moniz.
Crê-se que o seu nome provém de seixo. Significa pedra ou calhau. Mas há também quem diga que deve a sua origem a seixo, que designa uma espécie vegetal.

A freguesia foi criada em 1553, e, embora não existam dados históricos, pensa-se que são portugueses quem está na origem da sua povoação.
Calcula-se que hoje tenha cerca de 1200 habitantes.
No domínio das actividades económicas, assenta sobretudo na agricultura, algum comércio, piscicultura e hotelaria e restauração. Na agricultura, destaque para o incremento que está a ser feito no domínio da vinha, cuja produção está a ser utilizada para a feitura de vinhos de mesa de grande qualidade, como o Seiçal.
A nível de clima, o Seixal possui um excelente micro-clima, ameno, e com excelente médias de temperaturas durante o ano.



Para assinalar a data comemorativa, está patente no edifício onde se localiza a Junta de Freguesia, uma exposição alusiva aos Palheiros do Chão da Ribeira. Estas obras de artes foram realizadas pelos utentes do Centro Paroquial do Seixal, sob a orientação da Senhora Maria de Jesus.




Sem comentários: