segunda-feira, 31 de outubro de 2011

VEM AÍ O PÃO-POR-DEUS...

Em Portugal, a tradição refere que no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos e recitam versos para pedir o Pão-por-Deus. Passeiam assim pela povoação e voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas e nozes.
Na Escola do Seixal, também cumprimos a tradição e todos fizeram o seu saco de Pão por Deus. O grupo do pré-escolar decorou um saco de plástico, que foi transformado numa linda trouxa do Pão-por-Deus.
Nas turmas de 1º ciclo confecionaram-se os sacos com caixas de cereais, decoradas com papel crepe e folhas de árvores secas. O professor de Expressão Musical escreveu uma linda letra de uma canção do Pão-por-Deus e as crianças estavam bem afinadinhas.
No dia 31 de outubro, pelas onze horas, o grupo do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo foi cantar o Pão-por-Deus em diversos espaços comerciais da localidade. Aí foram premiados com guloseimas diversas ficando muito satisfeitos. O intercâmbio entre os diferentes ciclos de ensino e a partilha com a população local foi um ponto muito positivo. O facto de estar um lindo dia de sol ajudou à festa e os alunos cantaram entusiasmados ao som da viola do professor Simão. Todos regressaram à escola satisfeitos.




Sem comentários: