segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DIA DA ALIMENTAÇÃO

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, mais de 180 países organizam atividades e mobilizam-se a fim de reduzir a fome.
A data é comemorada desde 1981 e lembra a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
O combate à fome é uma preocupação mundial e o Dia da Alimentação vem despertar a sociedade sobre a importância de uma alimentação saudável na mesa de todos os cidadãos.

Os objetivos da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, na Escola do Seixal, foram alertar para a necessidade de ter hábitos saudáveis e relembrar as crianças que infelizmente existe fome no mundo.
Na Pré, as crianças tiveram oportunidade de observar e construir uma “Roda de Alimentos”, fizeram uma “caixa” dos alimentos/bebidas que não devemos comer/beber e ouviram a história “A Vitória não quer comer”. Os alunos da Pré-Escolar fizeram fichas individuais sobre “O meu almoço”, onde cada aluno escolheu imagens de uma refeição saudável para colar num prato desenhado, bem como os respetivos talheres.
Nas aulas curriculares os alunos do 3.º/4.º ano realizaram uma chuva de ideias sobre os alimentos e produziram texto escrito acerca da temática. Exploraram e visualizaram um Powerpoint sobre a Roda dos Alimentos e pesquisaram na internet sobre fome/ obesidade/ alimentação saudável.
Na Expressão Plástica, os alunos do 1.º/2.º ano de escolaridade modelaram alimentos usando pasta de madeira e os do 3º/4º ano desenharam e recortaram alimentos, utilizando papel autocolante colorido para decorar as mesas da cantina. Nas TIC, utilizaram o Paint para fazer desenhos relacionados com a temática e nas aulas de Inglês ouviram e entoaram a canção “Apple” de Luís de Matos.
Em relação à Biblioteca, os alunos do 3º/4º ano leram e dramatizaram a história “O dentinho”, com fantoches.
Para melhor entenderem os conceitos de uma alimentação saudável os alunos da Pré e do 1.º Ciclo juntaram-se, no dia 17 de outubro, para realizar algumas atividades em conjunto.
Ouviram quadras e adivinhas sobre alimentos e visualizaram uma apresentação em Powerpoint sobre a Roda dos Alimentos que exploraram em conjunto. De seguida, viram a história em PowerPoint intitulada “A Bruxinha que voava numa escova de dentes”. Para terminar a comemoração desde dia, as crianças entoaram duas canções ensaiadas pelo professor de música sobre a alimentação e coloriram uma imagem da Roda dos Alimentos.




Sem comentários: