quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CIRCUITO LITERÁRIO I

Como forma de incentivar as crianças pelo gosto pela leitura e inserido no Projeto Educativo de Escola “Semear palavras… colher leituras”, deu-se continuidade ao projeto “Circuito Literário” (iniciado no ano letivo anterior), comum ao Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo, que consiste na apresentação de histórias, por todo o corpo docente, às nossas crianças. Iniciou-se o projeto, com a Professora Liliana Furtado Pedro, docente do 1.º e 2.º ano de escolaridade.
Depois de reunidas as crianças, do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, na sala de aula do 1.º e 2.º ano, devidamente acompanhados pelo corpo docente e auxiliares do Pré-Escolar, os alunos experienciaram um momento de pré-leitura. A professora Liliana mostrou uma imagem de uma fada e foi questionando as crianças sobre a mesma, tentando fazer com que os alunos adivinhassem o tema da história. A história intitulada “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas” conta-nos, através de rimas, o amor que um rei sentia pela sua biblioteca e as várias aventuras que fizeram com que todo o povo passasse a querer ler. Foi do agrado de todas as crianças, que se mostraram muito atentas.
Fazemos um balanço positivo das atividades realizadas, uma vez que os alunos demonstraram interesse e colaboraram na exploração da história, realizada após a leitura.


Sem comentários: