segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ARRAIAL DE SANTO ANTÃO

Foto de lfsx

Todos os anos, no dia 17 de Janeiro, a freguesia do Seixal celebra uma grande festa em honra de Santo Antão.
Santo Antão, nasceu no Egipto em meados do século III. Foi um eremita que fez muitos milagres. Patrono da Ordem dos Antoninos, passou a ser protector das doenças de pele.
Iconograficamente é representado como um velho eremita barbudo, com o hábito da Ordem dos Antoninos, tendo a seu lado um porco, porque foi tentado de diversas maneiras pelo demónio, a quem chama “o porco”. A banha do porco era usada como remédio para uma doença de pele que tinha o seu nome (fogo-de-santo-Antão), aliviando os seus sintomas.

Devido a ser representado com um porco, o povo deu-lhe o significado de protector dos animais domésticos. Antigamente a criação de animais, especialmente a do suíno, era muito importante para a subsistência da população e por isso faziam promessas para proteger a sua saúde. No dia de Santo Antão, durante a missa, o padre dá a bênção para que haja uma boa criação.

Pelas ruas estão montadas as barracas de comes e bebes, construídas com paus e enfeitadas com louro. As bandeiras com a Cruz de Cristo, as luzes, as flores de plástico e os postes enfeitados com louro criam um ambiente festivo.

Na escola foram realizadas algumas actividades em homenagem ao Santo Padroeiro, quer pelas crianças da Pré, quer pelas do 1º Ciclo.



Sem comentários: