quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PROJECTO "A PASSO DE CARACOL"

O projecto “A passo de caracol” surge na Escola do Seixal, por intermédio da Professora Marta Franco que assistiu a um workshop sobre a temática, no IV Encontro Regional Eco-Escolas que teve lugar no Porto Santo, no pretérito mês de Outubro.
Feitos os contactos, com o Dr. Dinarte Teixeira, da Direcção Regional do Ambiente, responsável pelo projecto, foi agendada uma data para a divulgação e implementação do mesmo.
O principal objectivo do projecto “A passo de caracol” é a divulgação do Património Malacológico do Arquipélago da Madeira, um dos mais ricos do mundo.
No dia 11 de Novembro, o Dr. Dinarte Teixeira veio à escola fazer uma breve apresentação teórica, para o 3º e 4º ano, acerca dos caracóis, nomeadamente: as suas características; o seu funcionamento; as espécies existentes (254 no arquipélago); como atraí-los; onde encontrá-los; para que servem; o que fazer com eles; como protegê-los e finalmente como fazer um terrário.
Posteriormente, a teoria foi posta em prática, com o equipamento apropriado (luvas e lupas) e a vontade de apanhar caracóis. Após a “caça”, foi tempo de regressar à sala e colocar os moluscos na sua nova casa – o terrário.
Agora, resta cuidar dos nossos amigos e aprender muito com eles!



Sem comentários: