Os alunos do 1º ano atingiram, neste momento, um ponto especial da aprendizagem curricular mais importante, o processo de leitura/escrita.
Depois da propedêutica e da aprendizagem das vogais e ditongos, estão agora num período de consolidação. As 3 primeiras consoantes estão ensinadas/apre(e)ndidas.
Torna-se necessário, agora, cimentar a consciência fonológica, a identificação visual dos fonemas (letras), a junção das mesmas em sílabas e a formação de palavras. Mais importante: a leitura de frases. É isso que dá sentido e coerência ao que se lê. Para isso há que repetir, por vezes quase sem conta, a decomposição das ditas frases e palavras, há que insistir na leitura, seja ela global e memorizada, mais simples e fácil de apreender, seja ela sintética, mais construtiva por assim dizer. Uma forma e outra complementam-se ainda que dependa dos alunos. Não são todos iguais!
Depois da propedêutica e da aprendizagem das vogais e ditongos, estão agora num período de consolidação. As 3 primeiras consoantes estão ensinadas/apre(e)ndidas.
Torna-se necessário, agora, cimentar a consciência fonológica, a identificação visual dos fonemas (letras), a junção das mesmas em sílabas e a formação de palavras. Mais importante: a leitura de frases. É isso que dá sentido e coerência ao que se lê. Para isso há que repetir, por vezes quase sem conta, a decomposição das ditas frases e palavras, há que insistir na leitura, seja ela global e memorizada, mais simples e fácil de apreender, seja ela sintética, mais construtiva por assim dizer. Uma forma e outra complementam-se ainda que dependa dos alunos. Não são todos iguais!
Sem comentários:
Enviar um comentário