quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

DIA DE SANTO AMARO E "VARRER DOS ARMÁRIOS"

Na ilha da Madeira celebra-se o dia de Santo Amaro (a 15 de janeiro) de maneira particularmente festiva e cerimoniosa, colocando-se na mesa iguarias idênticas às do dia de Natal.
Além de ser a data em que se desmancham os presépios ou lapinhas, decorre um pouco por toda a ilha,  um peculiar uso também ele alegre e festivo: «o varrer dos armários». O ritual, recuperado em diversas localidades, varia, contudo, em relação à data da sua realização. É o caso da Camacha, em que «o varrer dos armários», por tradição, tem lugar no dia de Santo Antão (17 de janeiro) e de Câmara de Lobos, onde é celebrado no dia de São Sebastião (20 de janeiro).
Consiste em se juntarem nestes dias pequenos grupos de homens e mulheres, a fim de percorrerem as casas dos familiares, vizinhos e amigos para entoar cânticos alusivos, acompanhados por bombos e violas.
Este costume serve, principalmente, para estreitar laços de boa vizinhança e de convívio, para se trocarem ditos e graças, sendo também motivo para se oferecer aos «vassoureiros» ou «varredores» (que em certas localidades continuam a apresentar-se mascarados), «a mesa posta com bolinhos e bebidas finas».
 
Na nossa escola, e com o intuito de avivar esta tradição, os alunos do 1.º e 2.º ano tiveram a oportunidade, na aula de Música, de aprender uma canção alusiva bem como criar uma vassoura (com folhas de revista), símbolo do conhecido "varrer dos armários". E foram pela escola, cantar aos colegas das outras turmas bem como aos funcionários e docentes.
 

Sem comentários: