sábado, 16 de novembro de 2013

DIA NACIONAL DO MAR

A 16 de novembro de cada ano celebra-se, desde 1998, o Dia Nacional do Mar. Neste mesmo dia, em 1994, entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Foi no seu seguimento, e depois de, em 1997, Portugal ter assumido responsabilidades numa das áreas marinhas mais extensas da Europa e a maior da União Europeia (com uma dimensão de 18 vezes superior ao território nacional), que este dia foi institucionalizado por Resolução de Conselho de Ministros.
Foi, desta forma, considerado oficial e publicamente que o mar, nas suas diversas vertentes e valias, assumia uma importância incontornável para o país. Desde então, este dia tem vindo a ser comemorado regularmente através de eventos e iniciativas organizados pelas mais diversas instituições. Todos os envolvidos pretendem, a cada 16 de novembro, alertar e consciencializar a sociedade para a importância e preservação do ecossistema marinho, bem como aproximar entre si os vários agentes que atuam no e para o mar.

Na nossa escola também não esquecemos este dia e realizámos algumas atividades com o objetivo de sensibilizar a nossa comunidade escolar. Na área de TIC, os alunos do 1.º e 2.º ano criaram um "mar digital" no programa Microsoft Paint. Em Clube do Ambiente, este grupo decorou tampas de plástico (azuis) com restos de papel para montar um móbile. Os alunos do 3.º e 4.º ano criaram motivos marinhos, com diversos materiais de desperdício para elaborar um painel (num tapete azul) alusivo ao mar, numa perspetiva do passado e do presente.
Esperamos que a mensagem seja transmitida e as boas ações (não poluir e preservar) sejam colocadas em prática.
 
 

Sem comentários: