sexta-feira, 1 de novembro de 2013

DIA DE PÃO-POR-DEUS

Há muito, muito tempo atrás, era costume dar pão ou bolo às pessoas muito pobres. Com o passar do tempo, esse costume transformou-se e, atualmente, as famílias festejam o Pão-por-Deus com um banquete de frutos secos e frutos da época. As pessoas pobres e as mais abastadas visitam o mercado para comprarem castanhas, nozes, figos, uvas, maçãs, peras, bananas, laranjas e romãs. Logo de manhã, as famílias e os amigos dão às crianças frutos e doces para colocarem no saco do Pão-por-Deus. E assim, no dia 1 de novembro fazemos uma festa em homenagem à amizade e à partilha.

Este ano, e para manter a tradição na freguesia do Seixal, as nossas crianças confecionaram o seu saco com materiais de desperdício (ou não fôssemos um Eco-Escola!) e foram cantar por alguns dos estabelecimentos comerciais da zona, alegrando todos quanto assistiram.
Na chegada à escola, tivemos uma visita especial do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz e da sua equipa bem como do Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Seixal que vieram nos oferecer "figos, castanhas e nozes", como manda a tradição.
Fica registado o nosso agradecimento.
 

 

Sem comentários: