sexta-feira, 4 de outubro de 2013

DIA MUNDIAL DO ANIMAL

O dia 4 de outubro é já uma data comemorativa obrigatória no calendário da nossa escola. A razão é a celebração do Dia Mundial do Animal, uma oportunidade especial para todos os que amam os animais. Comemora-se a vida na generalidade, o relacionamento entre humanos e animais e reconhece-se o incrível papel que eles podem ter na vida de todos. Mas o dia não é só dos animais de estimação. É também dos animais:
- que nos servem de alimento e que vivem a sua curta existência em condições deploráveis, em espaços exíguos e sem a menor qualidade de vida;
- que são usados em divertimentos bárbaros, como as touradas;
- que são usados no entretenimento, como nos circos. Quem vê nem sonha os treinos violentos a que alguns são sujeitos;
- que são usados em dolorosas experiências científicas e comerciais, para as indústrias farmacêutica e de cosmética;
- que são criados para mais tarde serem usados na indústria das peles e acessórios e que são sujeitos a mortes violentíssimas para não estragar o pelo.         
 
Não é preciso sermos fundamentalistas para lutarmos pelos direitos dos animais. Basta que exijamos que sejam cumpridas as leis, que sejam abolidos hábitos arcaicos e desnecessários, que digamos "não" a produtos que sejam testados em animais, que evitemos destruir os seus habitats naturais, que denunciemos maus-tratos e abandono e que ajudemos sem reservas todos os animais que precisam de nós nas mais variadas situações. Todos podemos ajudar a melhorar a vida deles e tornar todos os dias, sem exceção, no dia do animal!
 
 
Na nossa escola, para assinalar a data, diversas atividades foram realizadas com o intuito de consciencializarmos as nossas crianças, levando-as a passar a mensagem aos seus familiares e amigos e agindo em conformidade com o que aprenderam.
 
Na pré-escola, a educadora Cristina trabalhou a temática, começando por observar imagens de diversos animais, realçando as principais diferenças existentes entre eles. Houve oportunidade das crianças verem cinco livros sobre os nossos amigos animais e seus habitats e de construírem alguns puzzles sobre “Como nascem os animais”. Cada criança escolheu o seu animal preferido para o realizar com recurso a diferentes técnicas de Expressão Plástica.

Os alunos do 1.ºe 2.ºano visualizaram e exploraram um vídeo sobre o abandono dos animais, no qual se fazia homenagem a uma cadela chamada Paloma, que foi abandonada e mais tarde adotada, na aula de TIC curricular. A turma ficou bastante comovida com as imagens e partilhou algumas histórias. Depois, tiveram ainda oportunidade para se divertirem com alguns jogos educativos sobre animais. Os alunos fizeram também a leitura e exploração de um folheto informativo para entregar aos pais, apelando ao não abandono dos animais e reforçando os cuidados a ter com os mesmos. Mostraram-se muito sensibilizados e refletiram sobre os direitos dos animais com bastante dedicação.

Nas Atividades de Enriquecimento Curricular (Expressão Plástica, TIC e Clube do Ambiente) houve lugar para pinturas de animais a partir da forma das mãos; visualização de um pequeno vídeo no Youtube; realização de pesquisas na Internet e ilustrações em formato digital (Microsoft Paint) e formato papel (para exibição na entrada).
 
Esperemos que a mensagem tenha sido transmitida e que as pessoas fiquem, cada vez mais, conscientes da importância dos animais na nossa vida.
 

Sem comentários: