quarta-feira, 16 de outubro de 2013

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

No dia 16 de outubro, celebramos o Dia Mundial da Alimentação. Para assinalar a data, foram dinamizadas, na nossa escola, atividades em diferentes áreas. O objetivo foi relembrar à comunidade escolar, a importância de uma alimentação saudável na nossa vida. Desde a Pré até ao 4.º ano, os alunos participaram, com entusiasmo, nas tarefas propostas.
Os Piratas de palmo e meio coloriram frutos diversos, recortaram e colaram alimentos saudáveis e pouco saudáveis numa folha que tinha dois pratos.
 
Os alunos do 1.ºe 2.ºano fizeram a exploração oral de uma Roda dos alimentos, dialogando entre todos, sobre os alimentos benéficos e aqueles que prejudicam a nossa saúde. Depois de terem partilhado ideias, a turma dividiu-se em pares para colorirem, com a técnica de cotonete, uma parte de um puzzle, que formou uma roda, para posterior colocação num cartaz, na cantina. O grupo do 2.º ano, aproveitou o facto de estar a aprender a temática dos diagramas, pictogramas e gráficos, para elaborar uma tabela e um gráfico com o prato preferido da turma. Na aula de TIC curricular, as crianças visualizaram e exploraram um PowerPoint com a história da “Roda dos Alimentos” e estiveram a responder a adivinhas sobre alguns frutos e legumes. Todos se mostraram muito entusiasmados e revelaram ter bastantes conhecimentos sobre a alimentação saudável.
Os alunos do 3.º e 4.º ano, nas aulas curriculares, trabalharam o tema com a visualização de uma apresentação multimédia intitulada "As cores da alimentação". Também houve tempo para a escrita de uma chuva de ideias e para a elaboração de uma roda dos alimentos.
 
Relativamente às Atividades de Enriquecimento Curricular, em TIC, os alunos da Pré, do 1.º e 2.º ano aprenderam a canção “Era uma vez um rei” e realizaram de jogos educativos no site www.escolovar.org.alimenta.htm. Os alunos do 1.º Ciclo tiveram a oportunidade de visualizar um pequeno filme no Youtube intitulado “A fome no Mundo”. Também realizaram pesquisas de texto e imagens alusivas à temática. As crianças do 1.º e 2º ano realizaram ilustrações no programa Microsoft Paint.
Na atividade de Clube do Ambiente / OTL, os alunos do 1.º ano fizeram recorte e colagem de alimentos saudáveis e pouco saudáveis (em revistas e jornais) e os alunos do 2.º ano elaboraram um pequeno livro sobre a alimentação, fizeram sopas de letras e crucigramas alusivos. Também tiveram a oportunidade de observar diversas receitas, desde sopas a peixe, passando pela carne e sobremesas, fazendo a sua classificação quanto ao nível de ser muito ou pouco saudável. O grupo do 3.º e 4.º ano debateu a problemática da fome / obesidade, refletindo sobre a importância de uma alimentação equilibrada, aliada à prática de exercício físico e de uma higiene corporal diária.
Na atividade de Expressão Plástica os alunos do 1.º Ciclo fizeram modelagem de alimentos com pasta salgada.
 
 

Sem comentários: