segunda-feira, 22 de abril de 2013

DIA MUNDIAL DA TERRA



Dia 22 de abril é Dia da Terra ou Dia do Planeta Terra, um dia para reconhecer a importância do nosso planeta, o nosso lar, e  para refletir naquilo que podemos fazer para ajudá-lo.
O planeta tem, aproximadamente, 5 biliões de anos, e muitas são as teorias a respeito da sua origem. Para ficar como a conhecemos atualmente, a Terra passou por eras glaciares, terremotos, maremotos e todo tipo de intempéries. Antes parcialmente habitada, a população hoje contabiliza 6 biliões de pessoas.
Com os biliões de anos que demorou a se transformar no que é hoje, a Terra merece de nós todo o cuidado. Para mantermos o equilíbrio do planeta é necessário nos consciencializar da sua importância, a começar pelas crianças. Vale a pena lembrar que os recursos naturais, essenciais para a vida, na sua maioria não são renováveis. O pensamento deve ser global, mas as ações podem partir de cada comunidade. Os pequenos atos fazem a diferença, e o planeta agradece.
A capacidade do homem de modificar a natureza fez com que a Terra, hoje, se tornasse muito diferente do que seria sem a presença da civilização. A cultura, exclusiva dos humanos, marca a ruptura com os outros animais e muda o sentido das necessidades básicas dos seres vivos: alimentação, reprodução, proteção do frio e da chuva, por exemplo, são hoje adaptados à cultura de acordo com os diferentes locais e épocas onde vive o ser humano.
As alterações que o homem faz à cultura e à natureza, embora busquem melhorar a vida no planeta, muitas vezes, são-lhe prejudiciais. A destruição das florestas, a poluição do ar e das águas, o problema do lixo e dos esgotos sanitários lançados nos rios, a caça predatória são exemplos de ameaças ao equilíbrio da Terra. 
(Fonte: Greenpeace)
Na nossa escola, e com o objetivo de consciencializar , cada vez mais, os nossos alunos para a preservação do Planeta, do Ambiente e da Natureza, foram realizadas diversas atividades, desde a Pré ao 4º ano, em diferentes áreas disciplinares.
Na atividade de TIC, todos os níveis de ensino exploraram o site http://www.natureza-brincalhona.pt/ e realizaram diversos jogos relacionados com o bem-estar do nosso planeta.
Na área de Clube do Ambiente e Programa Eco-Escolas, os alunos do 1.º Ciclo tiveram a oportunidade de realizar, individualmente, um mosaico (com restos de papel) para fazer parte de um painel a expor na entrada da escola. Também criaram uma mensagem, apelando à consciência de cada um, para agir em conformidade com o equilíbrio da Natureza.
E que todos nos lembremos que o Dia da Terra deve ser todos os dias!!! Se cada um fizer a sua parte, certamente que o nosso planeta reencontrará a harmonia quase desaparecida...

Sem comentários: