quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

COMPOSTAGEM

A compostagem é, basicamente,  a reciclagem da matéria orgânica, ou seja, a sua transformação em adubo natural. Este adubo ajuda as plantas a crescer pois enriquece o solo.
Podemos utilizar diferentes produtos orgânicos para fazer composto, como por exemplo: restos e cascas de vegetais e frutas, cascas de ovos esmagadas, borras de café e chá, folhas e ervas, ramos de arbustos e palha. Podemos colocar outros mas estes são os mais indicados, dizem os especialistas.
ATENÇÃO:
- Não devemos colocar no compostor; restos de carne e peixe, ossos, espinhas, gorduras, massas e arroz, laticínios, fezes de animais, metal, plástico, vidro, cinzas de cigarro e carvão.

NÃO SE PREOCUPAR EM CASO DE...
- aparecerem minhocas, bichos de conta, caracóis,... pois estes bichinhos são preciosos para transformar rapidamente o lixo em adubo;
- cheirar a amónia ou ovos podres. Basta juntar folhas secas, arejar e misturar palha ou bocadinhos de papel;
- saírem vapores. É o calor a sair e é sinal que o composto está a "cozinhar";
- o volume baixar muito. É bom sinal significando que o lixo está sendo transformado em adubo;
- ...

O composto (adubo natural) deve ser virado frequentemente. Assim, os materiais que estavam à superfície passam para o interior e o composto está pronto quando estiver escuro e a cheirar a terra.

Foi com base nesta teoria que os alunos do 3.º e 4º ano, no âmbito do Programa Eco-Escolas, se aventurarm pelo mundo da compostagem. O objetivo, presente no Plano de Ação do referido programa, é sobretudo consciencializar as pessoas para a importância da reciclagem de produtos orgânicos como forma de enriquecer os solos, a custo zero.
O compostor "esquecido" foi uma oferta da Câmara Municipal do Porto Moniz (já tem alguns anos). Só agora decidimos nos dedicar à atividade e experimentar o referido objeto. O produto final será espalhado no nosso mini jardim e canteiros suspensos (não temos espaço para horta) e também distribuído por algumas famílias da freguesia do Seixal e outras pessoas que demonstrem interesse em adquiri-lo.
Acompanharemos o processo ao longo do ano letivo e, caso seja bem sucedido, continuaremos a apostar e a incentivar a compostagem, em prol de uma alimentação e ambiente mais saudáveis.


Sem comentários: