quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PROJETO "SER ECO-COMPATÍVEL"


O Parque Natural da Madeira, em parceria com diversas instituições, está desenvolvendo um projeto intitulado "Ser Eco-compatível". Este projeto teve início em outubro de 2010 e está previsto durar quatro anos. O objetivo é promover e reforçar a compatibilidade entre o desenvolvimento das atividades socioeconómicas e culturais como a pesca, a agricultura e o turismo de Natureza, com a gestão das Reservas Naturais, áreas classificadas, habitats e espécies listadas na Rede Natura 2000.
As áreas protegidas e a sua biodiversidade são uma mais valia para o desenvolvimento das atividades económicas do arquipélago da Madeira.

Ser Eco-compatível é implementar boas práticas nas atividades económicas a favor da biodiversidade e dela usufruir em prol da sustentabilidade e incremento das atividades económicas.
Neste sentido, estão a ser dinamizadas várias ações e campanhas de comunicação que pretendem consciencializar grupos alvo (agricultores, pescadores e visitantes de áreas protegiadas) para que assumam o compromisso pessoal com a causa "Ser Eco-compatível".

À nossa escola vieram dois elementos do Parque Natural da Madeira - Sara Freitas e Júlia Silva - fazer a apresentação do referido projeto. Para acompanhar, trouxeram a mascote oficial - o Eco.
Através de uma apresentação multimédia, mostraram, aos alunos de 3º e 4º ano, a nossa Floresta Laurissilva e algumas das ameaças que enfrenta diariamente (lixo, venenos, plantas invasoras, incêndios,...).
Durante e após a apresentação, foram esclarecidas as dúvidas das nossas crianças. Também lhes foi pedida a colaboração para divulgar a mensagem, aos adultos, através dos seus desenhos. Todos se empenharam na realização dos mesmos. Esperamos que a mensagem sensibilize as pessoas e que a nossa Floresta fique ainda mais protegida!










Sem comentários: