quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"PLANT A TREE FOR PEACE"


No âmbito do Dia Internacional da Paz, comemorado a 21 de setembro, a Escola do Seixal aderiu à campanha internacional "Plant a tree for peace" ou "Plantar uma árvore pela Paz" promovido pela LEAF (Learning about Forests) e pela ENO (Environmental Online). Mais de 5000 escolas, em 150 países, participaram neste evento. Primeiro na Austrália, depois na Ásia, Europa, África e, por fim, na América.
A Paz é um dos valores mais preciosos da Humanidade. Todos os dias ouvimos falar de guerras, violência e terrorismo. Muitas vezes, pensamos que não podemos fazer nada mas, na verdade, as nossas vidas dependem das atitudes que adotamos. São os pequenos gestos que fazem a diferença e nós, crianças, estamos a fazer a diferença!
A árvore tem um significado especial: simboliza a esperança e a continuidade da vida. Lembra-nos a Natureza e a importância da preservação ambiental. Simboliza também a cooperação entre diferentes escolas do Mundo, valorizando a tolerância e a diversidade cultural.
Como é o Dia Internacional da Paz, marcamos estas árvores como árvores da Paz. Esperamos crescer juntos com elas e também com a Paz. A Paz é verde!

Foi neste contexto que plantámos uma árvore, como símbolo da Paz. A planta escolhida foi o loureiro (Laurus azorica), típico da Floresta Laurissilva da Madeira. Foi cedida pelo encarregado de educação senhor Duarte Fernandes. O nosso muito obrigado!
Reunimos toda a comunidade escolar para este evento, junto ao mini-jardim. Foi lido um pequeno texto, por alguns alunos do 4º ano e posteriormente o loureiro foi plantado. Para que tal fosse possível, contámos com a colaboração da funcionária senhora Angelina (habituada a estas lides) e de um aluno, o João Jesus.
Para finalizar esta atividade, as crianças criaram um marcador de livros (também relacionado com o projeto "Semear palavras, colher leituras").
Esperamos que tenha sido uma ação positiva e que as nossas crianças aprendam o que é a Paz e saibam agir de acordo com os valores a ela inerentes.



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