sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PÃO-POR-DEUS E HALLOWEEN

Vem aí o Pão-por-Deus
Dia de muita alegria
Vou pedir à minha mãe
Um saquinho p'ra esse dia.

No dia de Todos-os-Santos, de manhã bem cedinho, é costume as crianças saírem à rua, em pequenos grupos para pedir o Pão-por-Deus. Passeiam pelos sítios e regressam com os seus sacos de panos cheios de frutos, doces,bolachas,chocolates e, às vezes, até dinheiro!
Antigamente todas as pessoas iam pedir o Pão-por-Deus porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.
Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e, à saída, ainda recebiam mais alguma coisa.
Actualmente, só as crianças pedem o Pão-por-Deus e nos meios mais pequenos.

Na nossa escola, uma vez que gostamos de reavivar e manter as tradições, fomos pedir e cantar o Pão-por-Deus pela freguesia. De sacos reutilizados (com caixas de cereais e carimbos - 1º Ciclo e trouxas de pano - Pré ) na mão e ao ombro e a voz afinada, levámos a alegria e boa disposição aos habitantes locais. Fomos presenteados com castanhas, nozes, doces, chupa-chupas...
Foi uma manhã muito animada e docinha também, apesar da chuva que teimou em aparecer!
E porque o Pão-por-Deus não é só para comer, houve tempo para realizar outras actividades, nomeadamente: uma reflexão acerca do significado deste dia (valores inerentes), trabalhos de expressão plástica e musical.

A tradição do Halloween passou as fronteiras dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha e entrou em Portugal. Na nossa escola não foi excepção. Para assinalar a data (31 de Outubro - Domingo) foram elaborados, em Expressão Plástica, alguns elementos alusivos à festividade como por exemplo: fantasmas, morcegos, bruxas e castelos assustadores, abóboras-lanterna... Alguns alunos também vieram disfarçados de casa. Foi um dia muito divertido!


Sem comentários: