sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PÃO-POR-DEUS

Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos - 1º de Novembro - é tradição as crianças saírem à rua e juntarem-se em pequenos grupos para pedir o Pão-por-Deus de porta em porta, esboçando grandes sorrisos de felicidade.
As crianças recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas, ou castanhas e guloseimas que colocam dentro dos seus sacos de pano.
Em algumas regiões, as crianças quando pedem o Pão-por-Deus também recitam versos e noutras é costume os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro.
Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.
O Pão-por-Deus também tem a ver com o fim das colheitas. Antigamente os trabalhadores nem sempre eram pagos porque não eram assalariados. Então no início do Inverno os proprietários pagavam os favores aos que trabalhavam a terra. São vestígios muito arcaicos do pagamento em géneros, em que as pessoas batiam à porta dos proprietários que ofereciam um pouco do que a casa produzia.
O Pão-por-Deus tem origem nesses antigos costumes do trabalho não pago e também está ligado à solidariedade e à luta pela subsistência.
Este é um costume de origem portuguesa mas ocorre em ambos os lados do Oceano Atlântico.

Na nossa escola, gostamos de preservar os costumes e celebrámos o pão-por-deus como manda a tradição. Foi confeccionado um saco para o efeito. Cada aluno trouxe um saco de pano, decorado a gosto. E com as vozes afinadas, lá fomos pelos estabelecimentos cantar e encher os nossos saquinhos...






Sem comentários: