segunda-feira, 12 de outubro de 2009

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE ORAL

As doenças orais constituem, pela sua elevada prevalência, um dos principais problemas de saúde da população infantil e juvenil. No entanto, se adequadamente prevenidas e precocemente tratadas, a cárie e as doenças periodontais são de uma elevada vulnerabilidade, com custos económicos reduzidos e ganhos em saúde relevantes.
A Organização Mundial da Saúde aponta, para 2020, metas para a saúde oral que exigem um reforço das acções de promoção da saúde e prevenção das doenças orais, e um maior envolvimento dos profissionais de saúde e de educação, dos serviços públicos e privados.
O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral desenha uma estratégia global de intervenção assente na promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças orais, desenvolve-se ao longo do ciclo de vida e nos ambientes onde as crianças e jovens vivem e estudam.
Assim, a intervenção de promoção da saúde oral, que se inicia durante a gravidez e se desenvolve ao longo da infância, em Saúde Infantil e Juvenil, consolida-se no Jardim-de-infância e na Escola, através da Saúde Escolar.

In: Diário da República n.º 3, de 5 de Janeiro de 2005, Despacho n.º 153/2005 – 2.ª série

Na nossa escola, a equipa do GPSO (Grupo de Prevenção de Saúde Oral) compareceu no dia 12 de Outubro, apresentando o programa a desenvolver ao longo do ano. Este grupo de técnicos, sob a coordenação do Dr. Gil Alves, faz abordagem a temas diversos como a importância dos dentes; a higiene oral; a alimentação; a escovagem; o flúor, entre outros. O objectivo é incutir nas crianças, desde tenra idade, hábitos saudáveis para que tenham a boca e os dentes sãos.
E convém relembrar: um dente cariado ameaça todo o organismo. Cuidem dos vossos dentinhos!


Sem comentários: