segunda-feira, 27 de abril de 2009

PMATE - 20 ANOS


O PmatE – Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro faz 20 anos. Começou, como todos os que querem crescer bem, com pequenos passos: uma competição de Matemática para o 9º ano – o primeiro EQUAmat – envolvendo um número reduzido de escolas e com um impacto apenas local. Mas o gérmen do sucesso já lá estava. Promoção do gosto de aprender, desenvolvimento de software, original e à medida, e criação de parcerias com Escolas e colegas doutros níveis de ensino, foram preocupações do projecto que se mantêm desde esse primeiro momento.

Depois, diz-nos a história, o PmatE evoluiu e multiplicou-se: do impacto local passou-se, com o envolvimento crescente de Escolas, ao todo nacional e à participação de jovens de Moçambique e S. Tomé e Príncipe; através do sucessivo aparecimento dos irmãos do EQUAmat – o MINImat, o MAISmat, o mat12 e o NIGHTmat, alargou-se a competição inicial a todos os níveis de ensino, fazendo com que as finais na Universidade de Aveiro tenham milhares de entusiásticos concorrentes e uma significativa ressonância mediática.

À Matemática acrescentou-se a Biologia e a Física e a incidência sobre a literacia científica estendeu-se à literacia propriamente dita e, num futuro próximo, à literacia financeira; as parcerias consolidaram-se através da adesão de muitas entidades externas que permitiram alargar objectivos e âmbito de intervenção e conduziram até a novas formas de popularização da ciência como, por exemplo o “Camião da Matemática”(...)

Parabéns ao PmatE!

Manuel Assunção, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro
5 de Novembro de 2008



O PmatE, com o passar do tempo, foi ganhando inúmeros adeptos na Região Autónoma da Madeira. E são cada vez mais! Todos os anos realizam-se finais concelhias bem como a final regional, com o objectivo de apurar os melhores e mais rápidos em diferentes áreas e anos de escolaridade para representar o Arquipélago.

Este ano, a Escola do Seixal foi a representante do 3º ano de escolaridade, na competição Minimat. A equipa, constituída pelos alunos Solange Andrade e João Francisco Pestana foi a Aveiro viver uma aventura inesquecível, juntamente com os representantes dos diversos níveis de ensino, acompanhados por alguns professores. São cinco dias (27 de Abril a 1 de Maio) que ficarão na memória dos participantes. Fiquem com algumas imagens deste primeiro dia.



Sem comentários: