quinta-feira, 19 de março de 2009

DIA DO PAI


O Dia do Pai celebra-se a 19 de Março. É porque este é o dia de S. José, o pai de Jesus. Assim, faz-se uma homenagem especial a todos os pais do mundo.
S. José, marido de Maria, era carpinteiro e vivia na cidade de Nazaré, na Galileia. Ao que parece, era um bom homem e aceitou ser o pai de Jesus.
A sua história vem contada na Bíblia.
O culto a São José começou no século IX. Não se sabe ao certo em que data José nasceu ou morreu, mas o papa Gregório XV, em 1621, referiu a data de 19 de Março como a da sua morte. E assim ficou a ser o seu dia!
Tornou-se também o santo padroeiro (protector) dos carpinteiros, pela profissão que tinha.

Na nossa escola, não quisemos deixar passar o Dia do Pai sem lhe prestar a devida homenagem. Para o efeito, foram criados postais, ímanes (1º Ciclo) e uma forra para o banco do carro (Pré).

Postais 1º/2º ano

Ímanes 1º/2º ano

Postais 3º/4º ano

Ímanes 3º/4º ano

Caixas para embrulhar - 1º Ciclo

Postais Pré

Forra para o banco do carro - Pré
Nas aulas de Educação Musical, as crianças aprenderam uma bonita canção para dedicarem aos seus Pais. Aqui fica a letra:

Dia do Pai
Pai, neste dia especial,
Trago-te amor e alegria.
Tu para mim és o maior
E eu sem ti nada seria!

Refrão
Hoje eu digo a toda a gente,
Que do meu coração não sais.
Quando me abraças sou feliz
Porque me amas
E eu te amo, querido Pai.

Quem é tão grande e tão amigo?
Quem nos leva a passear?
Quem nos ensina a jogar à bola?
É o Pai, por nos amar!

Refrão

Sem comentários: