quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

 
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. É um evento que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvá-lo.
A celebração desta data teve início em 1972 e o 5 de junho foi escolhido pois marca o dia em que teve início a Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente.
Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações que incentivem qualidade ambiental. Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas.
Este ano, 2013, o tema adotado é: “Pensar.Comer.Conservar.” Trata-se de uma campanha contra a perda e desperdício de alimentos. De acordo com a Organização da ONU para Agricultura e Alimentação, um terço da produção global de alimentos é perdido ou desperdiçado. Ao mesmo tempo, uma em cada sete pessoas no mundo sofre de fome e, a cada dia, mais de 20.000 crianças, menores de cinco anos, morrem de fome. Além disso, o desperdício de comida significa também desperdício de recursos naturais, contribuindo assim para impactos ambientais negativos. Devido a esses enormes contrastes entre estilos de vida e os efeitos devastadores sobre o meio ambiente, a campanha “Pensar.Comer.Conservar.” procura promover maior informação sobre os impactos ambientais das escolhas que cada um faz em relação à comida e, consequentemente, tornar cada pessoa mais consciente das suas decisões. A campanha deste ano convida a tomar uma atitude dentro de casa e testemunhar o poder de decisões individuais e coletivas que se tenham tomado para reduzir o desperdício de comida, economizar dinheiro, minimizar o impacto ambiental da produção de alimentos e pressionar processos de produção de alimentos para que se tornem mais eficientes.

Sem comentários: