terça-feira, 15 de janeiro de 2013

INSPIRAÇÃO NO ARTISTA VIK MUNIZ

Artista plástico brasileiro, Vicente José Muniz, ou Vik Muniz, como é conhecido, nasceu em 1961, em São Paulo, e estudou publicidade na mesma cidade. 
Viveu durante um ano em Chicago e no ano seguinte (1984) mudou-se para Nova Iorque. Paralelamente às pinturas kitsch que fazia para ganhar algum dinheiro, começou a fazer esculturas, estranhas e incomuns. Foram essas esculturas que lhe abriram as portas do circuito de arte nova-iorquino. Fotografá-las para poder mostrá-las a possíveis interessados levou-o à fotografia. Basicamente, foi este o percurso do artista.

A maior parte do seu trabalho fotográfico pertence a séries às quais se dá o nome de "quadros". Um quadro pode ser qualquer coisa: pintura, desenho, fotografia. Na verdade, as fotografias de Muniz são quadros, são mais do que imagens fotográficas de cenas e objetos captados por uma câmara fotográfica.  
Vik Muniz não cultiva a cópia como uma simples nova leitura ou captação de um processo apenas para a obtenção da composição de uma imagem. O que se percebe é que, a partir de uma imagem - a partir de uma representação - na solidão da paciente elaboração de seus trabalhos, ocorre uma positiva diversidade na opção de meios para as suas "matrizes" - papéis perfurados, algodão, chocolate líquido, açúcar, lixo, arame, pó, serradura, geleia, alfinetes...

Na atividade de Expressão Plástica, os alunos do 1º Ciclo tiveram a oportunidade de criar trabalhos inspirados no artista brasileiro. Recorreram a materiais como o sal, o arroz e a areia.
 

Sem comentários: