quarta-feira, 20 de junho de 2012

SEIXAL CELEBRA 459 ANOS


PARABÉNS à freguesia do Seixal!!!

O Seixal localiza-se na vertente norte da Ilha da Madeira e é uma das quatro freguesias do Município do Porto Moniz. Faz fronteira com a freguesia de São Vicente (separada pela Ribeira do Inferno) e com a freguesia da Ribeira da Janela. A norte é banhada pelo Oceano Atlântico e a sul estende-se até o Paúl da Serra.
A denominação Seixal advém, segundo alguns historiadores, do vocábulo “seixo” (pequenos fragmentos de pedra muito comuns ao longo da cordilheira montanhosa que rodeia esta localidade). Para outros, surge da palavra “seiso” que deriva da abundância de canaviais ao longo das suas arribas costeiras.
O certo é que esta localidade apresenta um relevo muito acidentado, com especial destaque para os promontórios costeiros que servem de “pontas” da freguesia. Para chegarmos ao Seixal, agora servido por uma rede viária expresso, atravessamos túneis que melhoraram, substancialmente, a acessibilidade a esta pitoresca freguesia. Mas, foram as caraterísticas rochas vulcânicas que escorreram ao longo do extenso vale do Chão da Ribeira, sobranceiro à freguesia, que originaram a formação do anfiteatro onde se situa a freguesia.

Sem comentários: