quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DIA DA LUTA CONTRA O RACISMO


O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais.
O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré-concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.

Foi com base neste conceito que assinalámos esta data, na Escola Básica do Primeiro Ciclo com Pré Escolar do Seixal. Os alunos do 1º Ciclo tiveram a oportunidade de trocar algumas ideias sobre o tema e observar imagens de alguns povos que habitam o Planeta. Posteriormente criaram um cartaz que foi elaborado, através de ilustrações de algumas dessas raças.O objetivo principal desta atividade foi a sensibilização dos alunos para a existência de uma grande variedade de raças, e que, todas fazem parte da raça humana e, como tal, merecem ser tratadas com igualdade e com respeito, por todos. Julgamos que este objetivo foi atingido e é nosso desejo que o racismo nunca faça parte dos sentimentos das nossas crianças.
 

Sem comentários: