segunda-feira, 21 de setembro de 2009

BOAS-VINDAS AO ANO LECTIVO 09-10


É fantástico regressar à escola! Rever os colegas, fazer novos amigos, brincar e aprender juntos... Também é importante relembrar algumas regras. Para que possas ter uma boa aprendizagem, deves ser:

Pontual - Os horários são para cumprir;

Assíduo - Evitar faltar às aulas, mas quando isso acontecer deves avisar o teu professor e justificar todas as faltas;

Respeitador - Respeitar os colegas, o professor e todas as restantes pessoas para que também te respeitem a ti;

Organizado - Na entrada e saída da sala ou da escola e na forma como organizas o teu material;

Responsável - Deves tomar conta do teu material mantendo-o arrumado e em bom estado;

Asseado - Deixando sempre a sala limpa e organizada, não deitando lixo para o chão (na escola ou na rua) e cuidando da limpeza do teu corpo.


Aos Encarregados de Educação:

- Encarar o meio escolar como um local agradável onde vamos por gosto, é um passo para o sucesso escolar. Por isso, converse sempre com a criança de forma positiva sobre a Escola, sobre o que lá faz e o que de importante vai aprendendo, desde as coisas sérias às brincadeiras, passando pelas contrariedades que possam acontecer...

- A organização da rotina diária é fundamental e deve ser realizada com o seu educando, de acordo com o horário escolar com as actividades que possa ter fora da escola e o seu tempo de brincadeira. Não se esqueça que o seu educando tem trabalhos escolares a realizar mas também tem tempos livres que é preciso respeitar.

- Não esqueça ainda que uma criança na idade escolar deve deitar-se cedo e dormir, pelo menos, 8 a 10 horas por noite.

- A compra de uma mochila é um acto importante. Procure que seja adequada à idade e tamanho da criança. Se tiver duas alças, estas devem ser simétricas, pois o peso é distribuído igualmente pelos dois ombros.

- Outro aspecto a considerar é o local de estudo em casa. Este deve ser bem iluminado, isto é, a luz deve ser colocada de forma a que a cabeça e a mão que escreve não projectem sombra no papel. Deve ser um espaço tranquilo e que ofereça condições para o estudo.

BOM ANO LECTIVO PARA TODOS!!!

Sem comentários: