sexta-feira, 19 de junho de 2009

MUSICAebs 2009



A exemplo dos anos anteriores, o Centro de Congressos da Madeira, no Casino, acolheu a 27.ª Edição do MUSICAebs – encerramento das actividades artísticas do Ensino Básico e Secundário – entre os dias 17 e 19 de Junho de 2009. Este evento contou com a participação de alunos de todos os Municípios da Região.
Ao nível do 1º Ciclo, a participação dos alunos decorreU da prática das Expressões Musical e Modalidades Artísticas. No que concerne ao 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, resulta da prática das Modalidades Artísticas – Dança, Expressão Dramática/Teatro, Grupo Instrumental, Cordofones Tradicionais Madeirenses, Canto Coral e Artes Plásticas.
Paralelamente ao MUSICAebs teve lugar a X Exposição Regional de Expressão Plástica, que decorreu entre os dias 15 a 19 de Junho 2009, na Sala Conference Hall, do Centro de Congressos da Madeira. Esta Exposição é uma oportunidade para as escolas mostrarem o trabalho feito ao longo do Ano Lectivo, ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pela terceira vez, a Exposição Regional de Expressão Plástica apresentou trabalhos do Pré-Escolar através do Concurso de Expressão Plástica para o 1.º Ciclo e Pré-Escolar, este ano intitulado "A minha casa".

O 1º Ciclo teve a oportunidade de participar no novo formato do concurso de Expressão Plástica, este ano intitulado "A Floresta Encantada". O objectivo foi diminuir o número de trabalhos em exposição e aumentar a qualidade dos mesmos. Cada escola inscrita apresentou uma árvore representando-a como objecto tridimensional.
Com esta nova configuração pretendeu-se uma maior valorização do trabalho desenvolvido nas escolas, no âmbito da Expressão Plástica, bem como simplificar e qualificar mais positivamente o trabalho apresentado pelas mesmas, sendo esta uma maneira de apresentar exemplos de boas práticas pedagógicas artísticas.



A nossa escola, "veterana" nestas lides do mundo da arte, criou uma árvore à qual os alunos puseram o nome de "Ambicaixinhas". Sob a orientação da professora Guida Ornelas, esta árvore foi feita à base de caixas de papel, com diferentes formatos, cobertas com folhas de revista rasgadas. O tronco foi feito com um tubo de cartão, embrulhado com sacas de papel (farinha). Todos os alunos deram o seu contributo para que a árvore ficasse muito bonita, criativa e original!



Relativamente ao espectáculo musical, este ano, a maioria dos alunos do 3º e 4º ano Escola do Seixal, fez parte da dança, num número apresentado em parceria com as Escolas dos Municípios do Porto Moniz e São Vicente. A professora Sandra Dias ensaiou as nossas crianças para que pudessem brilhar no palco.
Denominada "Um mundo de fantasia" esta actuação prendeu a atenção do público desde os primeiros segundos. Foram momentos bonitos, cheios de cor e alegria que nos transportaram numa viagem ao mundo da fantasia, muitas vezes esquecido face à oferta tecnológica...
Coube às escolas do norte encerrar o Musicaebs 2009. Para o efeito, cantaram o respectivo hino cheios de energia e boa disposição, merecendo rasgados elogios quer do Director Regional de Educação, Dr. Rui Anacleto, quer do Director do Gabinete de Educação e Expressão Artística, Dr. Carlos Gonçalves.
Fiquem com alguns registos destes acontecimentos artísticos:


Sem comentários: