segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

SEMINÁRIO NACIONAL ECO-ESCOLAS


Teve lugar, entre os dias 16 e 18 de Janeiro, o Seminário Nacional Eco-Escolas e a EB1/PE do Seixal esteve representada pela coordenadora do projecto, a professora Marta Franco.
Este seminário, que decorreu em Seia (o coração da Serra da Estrela), foi dirigido a professores e técnicos de municípios envolvidos em Educação Ambiental e teve como principais objectivos:
- Reunir os professores coordenadores do Programa Eco-Escolas e os técnicos dos municípios envolvidos na educação ambiental, por forma incentivar a comunicação, possibilitar uma partilha de objectivos comuns e a troca de experiências;
- Divulgar novos projectos e iniciativas relativas ao Eco-Escolas 2008/2009;
- Fornecer infornação específica relacionada com o tema do ano: Alterações climáticas e Biodiversidade;
- Fornecer informação científica e pedagógica relativamente aos temas de trabalho;
- Proporcionar a participação em ateliers de carácter prático conducentes a um enriquecimento de estratégias em educação ambiental;
- Debater a metodologia e as estratégias do Programa Eco-Escolas;
- Favorecer a troca de experiências através da participação em Fóruns de Debate.

Nos dias 16 e 17 existiram momentos de comunicações temáticas, boas práticas em Eco-Escolas e em municípios, ateliers práticos tipo oficina e ainda fóruns de discussão inter-pares (escolas com escolas e câmaras com câmaras). Em paralelo, várias exposições e Eco-mostra. Durante o Seminário foram ainda apresentadas as novidades do ano: Brigada Verde; Escola da Energia; Concurso Eco-Código e a Geração Depositrão, bem como abordadas as visitas às escolas. No dia 18, domingo, estava prevista uma visita à Serra mas tal não foi possível devido às condições atmosféricas. A opção foi uma visita pela cidade de Seia.

Tal como tem acontecido, desde que a nossa escola entrou na rede Eco-Escolas (em 2003/2004), a Câmara Municipal do Porto Moniz financiou as despesas relativas aos transportes, estadia e inscrição no Seminário. Desde já, o nosso Muito Obrigado!!!

Sem comentários: