sexta-feira, 30 de novembro de 2012

AMBIENTALISTAS DO MÊS DE NOVEMBRO

Os Ambientalistas do Mês de novembro já são conhecidos: o Zé Pedro, da Pré e o Leonardo, do 3º ano. Parabéns!!! 
A todos os outros, continuem a colaborar... O Ambiente agradece!
 



CIRCUITO LITERÁRIO I

Estamos de volta com mais uma edição do "Circuito Literário". Inserido nas atividades do nosso Projeto Educativo "Semear palavras, colher leituras" e dado o sucesso nos dois anos letivos anteriores, continuamos com esta iniciativa. O objetivo principal é motivar, cada vez mais, as nossas crianças para o prazer da leitura/escrita.
Mensalmente, um elemento do corpo docente prepara uma história para ser apresentada aos alunos da Pré e do 1º Ciclo. Através de diversas técnicas de conto de histórias, conseguimos proporcionar às crianças uma fantástica viagem pelo mundo da fantasia e da imaginação...

Nesta primeira edição de 2012/2013, a professora Sandra Dias foi quem iniciou o Circuito Literário, com a história dos Irmãos Grimm intitulada "O flautista de Hamelin".
O Flautista de Hamelin é um conto folclórico, que narra um desastre incomum (infestação de ratos) acontecido na cidade de Hamelin, na Alemanha, em 26 de junho de 1284.
As nossas crianças ouviram este conto, com muita atenção e participaram ativamente nas tarefas propostas pela contadora.

A LETRA "D"

A consoante "d" passou a fazer parte da aprendizagem dos alunos do 1º ano. Aprenderam a minúscula e maiúscula, manuscrita e de imprensa para que assim consigam decifrar as palavras e frases. "O Dragão Dinis" foi o título da canção para esta consoante. Após a audição de uma história, houve tempo para o treino caligráfico da letra bem como para a escrita e ilustração de palavras e pequenas frases.












AULA DE MÚSICA NA PRÉ

Na Pré, começaram os primeiros ensaios, na área de Música, para a festa de Natal. Os nossos meninos e meninas afinam as suas vozes e treinam a expressividade do corpo. Ficamos a aguardar pela atuação...





quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"PLANTAÇÕES SUSPENSAS"

No âmbito do Programa Eco-Escolas e do nosso Plano de Ação, decidimos criar um cantinho para as plantas aromáticas. Decidimos chamar-lhe "Plantações suspensas". Porque estão colocadas num nível superior e presas por um fio. Aproveitámos a ideia que vimos algures na Internet e decidimos adaptá-la à nossa realidade. Utilizámos garrafões de água para servirem de suporte; os alunos deliciaram-se com a tarefa de mexer na terra e de plantar... Alguns trouxeram de casa as plantas e outros colaboraram no plantio. 
Ainda não acabámos! É uma atividade para continuar pois não conseguimos fazer tudo de uma vez. À medida que avançarmos, daremos conta.


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"ECOBANDEIROLAS"

Os Piratas de Palmo e meio estão a desenvolver um projeto ambiental intitulado "Ecobandeirolas". Este projeto pretende facilitar o encontro das crianças com a proteção do Ambiente. 
Progressivamente, efetuarão um duplo processo: devem informar-se, conhecer, experimentar e, ao mesmo tempo, difundir e pôr em prática hábitos saudáveis para conseguir um Ambiente sustentável no qual a biodiversidades esteja protegida.
Ao longo do ano letivo serão trabalhados 4 temas:
- "Protegemos a água"
- "Respeitamos as regras dos 3 R's" 
- "Plantamos árvores"
- "Respeitamos a biodiversidade"
Pretendemos formar cidadãos comprometidos, que saberão proteger o Ambiente devolvendo à Natureza o que ela nos dá.

O primeiro tema foi trabalhado já neste período. A importância da água foi o alvo e diversas atividades foram levadas a cabo. Tudo com o objetivo de sensibilizar para a preservação desse líquido tão valioso. As crianças ilustraram gotas de água, colocando-lhes uma coroa (para realçar a sua importância) e uma mensagem. Também distribuiram algumas gotas pelas salas do 1º Ciclo como também no gabinete da direção e na cantina. Um verdadeiro apelo à poupança e preservação da água. 

O CORPO HUMANO, NA PRÉ

Na Pré, as crianças trabalharam o tema "corpo humano". Realizaram diversas atividades para a consolidação do mesmo. Desde recortes a colagens, passando pelos desenhos e pinturas, pelas histórias e canções. Todas estas propostas serviram para a estruturação do conhecimento que as crianças têm sobre o corpo. Ficaram a conhecer as principais partes em que se divide (cabeça, tronco e membros), identificam pessoas com cores de pele, cabelo e olhos diferentes, distinguem pessoas altas e baixas, gordas e magras... e também distinguem o sexo: masculino ou feminino. No fundo, aprenderam que as pessoas são todas diferentes mas nem por isso devem deixar de ser amigas!