segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

AMBIENTALISTAS DO MÊS DE JANEIRO

Já foram seleccionados os primeiros ambientalistas do ano de 2011, ou seja, do mês de Janeiro. Na Pré, temos a Ana Margarida e no 1º Ciclo o João Jesus.
Esperamos continuar a ter a participação dos alunos / pais / encarregados de educação. E fazemos um apelo àqueles que nunca foram eleitos para que se esforcem e tentem arranjar material para obterem os pontos necessários.
O Ambiente agradece!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

AS MAIORES ELEVAÇÕES DE PORTUGAL E DO MUNDO

Os alunos do 4º ano estudam as principais elevações (serras) de Portugal continental e insular (Madeira e Açores) e ficam a conhecer algumas das cadeias montanhosas mais importantes à escala mundial.

Os Grandes Conjuntos de Relevo

O relevo caracteriza-se não só pela sua altitude, mas também pela sua morfologia. Os três grandes conjuntos de relevo são:

As Montanhas - formas de relevo que apresentam uma altitude elevada, cumes rochosos e vertentes de grande declive.

Os Planaltos - formas de relevo de altitude elevada, apresentam uma forma aplanada devido a terem sofrido ao longo dos tempos um forte desgaste pelos agentes erosivos o que contribuiu para diminuir a altitude e para suavizar as suas vertentes.

As Planícies
- formas de relevo caracterizadas pela baixa altitude, umas resultaram da acção dos agentes erosivos, que aplanaram os relevos antigos, outras formaram-se pela deposição de sedimentos transportados pelos grandes rios - planícies aluviais.

As principais serras de Portugal Continental

As principais cadeias montanhosas do mundo

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CESTOS DE BASQUETEBOL, FINALMENTE!

Agora sim, já podemos jogar basquetebol e encestar as bolas! O professor Alexandre conseguiu os cestos. Com a ajuda do Senhor Duarte foi possível fazer a montagem e até realizar um jogo amigável, no 3º e 4º ano.


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

3º ANO ESTUDA "ANIMAIS E PLANTAS EM DIVERSOS AMBIENTES"

Animais e plantas em diversos ambientes tem sido o tema de estudo do 3º ano, nas últimas aulas. Um assunto que desperta a curiosidade e o interesse dos alunos que utilizam diversos recursos (livros, enciclopédias, internet...) para aumentar o seu conhecimento.


TABUADAS COLORIDAS

Para ajudar a memorizar as tabuadas. Importante também sabê-las de forma alternada e reconhecer a propriedade comutativa da multiplicação (por exemplo, 3x5=15 e 5x3=15).

A GERMINAÇÃO (DO FEIJÃO)

Os alunos do 3º ano, no âmbito do estudo dos seres vivos - Plantas - realizaram a experiência da germinação do feijão. Tal como era pedido no manual, foram arranjados quatro frascos para colocar feijões com diferentes condições (ar, luz, água,...). Ficamos a aguardar pelos resultados.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO A PARTIR DO PRÓXIMO ANO LECTIVO


Saiu hoje, no Diário da República, a Resolução nº 8/2011 do Conselho de Ministros que obriga ao uso do Acordo Ortográfico a partir do próximo ano lectivo em todo o sistema de ensino e a todos os textos e publicações sob a alçada de organismos do Governo a partir de Janeiro de 2012.
Pode estudar as alterações no Portal da Língua Portuguesa. Pode fazer o download do Lince - o conversor para a nova ortografia. Fique aqui com o resumo das principais mudanças.

TEATRO "UMA AVENTURA (A)RISCADA"

Foi com grande entusiasmo que, os alunos do 1º Ciclo e Pré-Escolar, assistiram à peça de teatro intitulada “Uma aventura (a)riscada” e dinamizada pelo Grupo de Animação do Gabinete Coordenador de Expressões Artísticas (GAGCEA).
A peça tinha fantoches de mão e de sombras, o que cativou muito as crianças. Esta era a história que contava as aventuras de um gato, chamado Riscas, que tinha medo de saltar e vivia em constante tristeza por isso. A sua amiga porca dava-lhe muita força e encorajava-o a tentar, a não desistir. Mas, quando estava prestes a tentar, acompanhado da sua amiga, ele falhou e foi muito gozado por um outro gato, muito arrebitado e moderno que o gozou muito e deixou muito em baixo. A sua amiga porca zangou-se com esse gato e explicou-lhe que ele não devia gozar com o Riscas mas, sim, ajudá-lo! Conseguiu convencê-lo, dizendo-lhe que ele iria ser famoso por ensinar o Riscas a saltar. O gato aceitou o desafio e decidiu ser o professor do Riscas. Quando finalmente, o Riscas conseguiu saltar, caiu no rio. Foi com grande espanto que se aperceberam que ele conseguia nadar e que não tinha medo da água! Era afinal um gato muito corajoso e foi aplaudido pela sua amiga porca e pelo outro gato. Ficaram todos muito amigos! E aprenderam que todos nós temos qualidades, se não formos bons em alguma coisa, somos bons noutra.
Depois da peça ter terminado e os valores da mesma serem explorados, surgiu um jogo que foi do agrado de todos. Seis crianças, de idades compreendidas entre os 4 e os 9 anos, foram experimentar a sua sombra e desempenhar um papel. O público tinha que adivinhar qual era a criança e o que estava a fazer (dançar ballet, tocar guitarra, etc.). Foi muito divertido e todos estavam entusiasmados!




"AREIA & GUACHE" EM EXPRESSÃO PLÁSTICA

Os alunos do 1º Ciclo tiveram a oportunidade, em Expressão Plástica, de pôr à prova as suas habilidades criativas, numa técnica onde o guache e a areia se misturam. A actividade foi orientada pela professora Guida.





segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

4º ANO E "OS RIOS"

O grupo do 4º ano está a estudar os rios. Saber as partes que os constituem é obrigatório! Já conhecem os principais rios portugueses e a sua localização (desde a nascente até à foz).
Como todos sabemos, nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira não existem rios mas sim ribeiras e ribeiros.

"A MINHA FAMÍLIA" - 1º E 2º ANO

"A Família" é o tema que a turma do 1º/2º ano está a trabalhar. Cada aluno apresentou a sua família, reconhecendo a importância que a mesma tem na sua vida.


CIRCUITO LITERÁRIO IV

O Circuito Literário continua a fazer aumentar o gosto pela leitura. Neste mês, a história O luar de Janeiro captou a atenção das nossas crianças pois falava da lua e os seus mistérios. A história foi contada pela Educadora Cristina.




domingo, 23 de janeiro de 2011

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2011



Cavaco Silva foi reeleito Presidente da República nas Eleições Presidenciais 2011, que decorreram hoje, 23 de Janeiro. O candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP venceu à primeira volta, tendo sido reeleito, por maioria, à primeira volta. Aníbal Cavaco Silva toma posse para um mandato de cinco anos.

Resultados Eleições Presidenciais 2011 em Portugal:

•Aníbal Cavaco Silva (candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP) - 52.94%;

•Manuel Alegre (candidato apoiado pelo PS e BE) - 19.75%;

•Fernando Nobre (candidato independente) - 14.1%;

•Francisco Lopes (candidato apoiado pelo PCP e Partido Ecologista Os Verdes) - 7.14%;

•José Manuel Coelho (candidato apoiado pelo PND) - 4.5%;

•Defensor Moura (candidato independente) - 1.57%.

•Votos Brancos: 4.26%

•Votos Nulos: 1.93%

•Abstenção: 53.57%.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ARTISTAS DA PRÉ (RE)CRIAM O INVERNO

Estamos na estação mais fria. A estação da neve e da chuva. Do vento e da trovoada. A estação que nos obriga a usar casacos, gorros e cachecóis... É Inverno! Que frio!!! Brrrrrrrrrrrrr...
Os meninos da Pré falam sobre o Inverno, aprendem muito e demonstram a sua criatividade nos diversos trabalhos que realizam na Sala. Utilizam diferentes materiais e técnicas que permitem o seu desenvolvimento integral e harmonioso.


PANELO NA ESCOLA

“O PANELO”
Há muitos anos atrás, a população do Seixal quando se deslocava ao Chão da Ribeira, nas suas tarefas agrícolas, o cozido era a comida mais frequente: a carne de porco salgada e os ingredientes que por ali abundavam (semilhas, espigos,...). A partir desta simples refeição surgiu o Panelo – dia de convívio onde predomina o tradicional cozido, a música e o “passeio” de palheiro em palheiro.

Para manter a tradição, foi planeado um Panelo no Chão da Ribeira. Infelizmente, a chuva não o permitiu mas nem por isso deixámos de comemorar o evento. A cantina foi o "palco". A senhora cozinheira Elsa confeccionou um saboroso "panelo" que deixou toda a comunidade satisfeita!



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SISTEMA SOLAR NO 4º ANO

Os alunos do 4º ano estudaram os astros e o Sistema Solar. AquI fica uma das actividades desenvolvidas, na aula TIC.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

APRENDER A LER E A ESCREVER NO 1º ANO

O grupo do 1º ano aprende a ler e a escrever na sala de aula. O quadro, os livros, as músicas, os cartazes são os recursos mais utilizados.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

TEMOS NOVA PROFESSORA DE INGLÊS

Por razões administrativas (?) a professora Teresa Adão teve que terminar a sua actividade docente na nossa escola. Hélia Carolino é o nome da nova professora que começou hoje a leccionar inglês. Os alunos do 1º e 2º ano tiveram a sua primeira aula curricular. Aqui fica o registo.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

3º ANO E "AS PLANTAS" NA AULA TIC

O 3º ano continua a estudar o tema As Plantas. Na aula TIC, os alunos demonstraram os seus conhecimentos bem como alguma criatividade.




ARRAIAL DE SANTO ANTÃO

Foto de lfsx

Todos os anos, no dia 17 de Janeiro, a freguesia do Seixal celebra uma grande festa em honra de Santo Antão.
Santo Antão, nasceu no Egipto em meados do século III. Foi um eremita que fez muitos milagres. Patrono da Ordem dos Antoninos, passou a ser protector das doenças de pele.
Iconograficamente é representado como um velho eremita barbudo, com o hábito da Ordem dos Antoninos, tendo a seu lado um porco, porque foi tentado de diversas maneiras pelo demónio, a quem chama “o porco”. A banha do porco era usada como remédio para uma doença de pele que tinha o seu nome (fogo-de-santo-Antão), aliviando os seus sintomas.

Devido a ser representado com um porco, o povo deu-lhe o significado de protector dos animais domésticos. Antigamente a criação de animais, especialmente a do suíno, era muito importante para a subsistência da população e por isso faziam promessas para proteger a sua saúde. No dia de Santo Antão, durante a missa, o padre dá a bênção para que haja uma boa criação.

Pelas ruas estão montadas as barracas de comes e bebes, construídas com paus e enfeitadas com louro. As bandeiras com a Cruz de Cristo, as luzes, as flores de plástico e os postes enfeitados com louro criam um ambiente festivo.

Na escola foram realizadas algumas actividades em homenagem ao Santo Padroeiro, quer pelas crianças da Pré, quer pelas do 1º Ciclo.