quinta-feira, 7 de abril de 2011

VISITA DE ESTUDO AO DIÁRIO DE NOTÍCIAS


Os alunos do 3º e 4º ano, no âmbito da Área de Projecto e da comemoração do Dia Internacional da Imprensa (13 de Abril) tiveram a oportunidade de realizar uma visita de estudo ao Diário de Notícias da Madeira. A celebração desta data dá-nos a oportunidade para reflectirmos sobre o meio de difusão das notícias, dos valores transmitidos pelos media e desempenho na promoção da Paz, da democracia e do desenvolvimento.
Neste contexto, consideramos importante que as crianças, em plena construção da cidadania, tomem consciência acerca da Imprensa como uma das maiores revoluções que o Mundo conheceu e do seu contributo para a generalização da cultura e da literacia, sendo hoje um factor decisivo, a nível global, no quotidiano das pessoas e na relação entre os povos.


O director do jornal, Sr. Ricardo Oliveira, recebeu os alunos e professoras com muito boa disposição e sentido de humor. Fez uma visita guiada pelas instalações e explicou o funcionamento daquela fonte de informação. Alguns dos alunos tiraram apontamentos, registando o que de mais importante era dito. Foi possível observar, num computador, como se faz a montagem do Diário, através de um programa específico.


Houve também a oportunidade de visitar as instalações da Rádio do Diário, denominada TSF. Aqui foi possível ouvir algumas notícias e ver, in loco, como se trabalha numa rádio e os objectos que dela fazem parte. Para terminar a visita, foi dado a conhecer o arquivo do Diário, onde estão guardados todos (?) os exemplares dos Diários publicados até à data.






Sem comentários: