segunda-feira, 29 de Novembro de 2010

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

A história conta que um menino chamado João vai ao mercado, a mando da sua mãe, com o objectivo de vender uma vaca. Quando João chega ao mercado, um estranho propõe-lhe cinco "feijões mágicos em troca da vaca. João aceita e retorna para casa com os feijões no bolso. A mãe fica furiosa por ele não ter seguido as suas instruções de vender a vaca e joga os feijões pela janela. Enquanto João dorme, os feijões germinam e dão origem a gigantes pés de feijão. João, ao acordar, escala o pé de feijão e chega a uma terra acima das nuvens. Este lugar é habitado por um gigante que se alimenta de seres humanos.
João é protegido pela esposa do gigante e consegue fugir dali depois de roubar uma sacola de moedas de ouro. João retorna no dia seguinte e rouba a galinha dos ovos de ouro do gigante e mais uma vez consegue escapar ileso. No terceiro dia, João volta à terra do gigante para roubar uma harpa de ouro. Dessa vez, o gigante persegue João, mas este consegue descer o pé de feijão mais rapidamente e corta-o com um machado.

Esta história foi trabalhada na actividade de Biblioteca, pelos alunos do 1º e 2º ano, sob a orientação da professora Elisângela (que juntamente com a professora Guida, substui a técnica de biblioteca que se encontra com atestado médico).
As crianças construiram um livro e fizeram as respectivas ilustrações - mais uma actividade que foi de encontro ao Projecto Educativo da nossa escola "Semear palavras, colher leituras".



domingo, 28 de Novembro de 2010

INÍCIO DO ADVENTO


Chamamos «Advento» ao período das quatro semanas anteriores ao Natal, durante o qual a Igreja nos convida a preparar a festa, chamando-nos à oração e gestos de amor a Deus e ao próximo.
No tempo de Advento, a Igreja revive as «vindas» de Jesus ao seu povo:
· a vinda histórica, em carne mortal, como Menino, no Natal;
· A vinda triunfal, como Senhor, quando o seu Reino se manifestar plenamente;
· A vinda íntima, permanente, ao cristão que prepara o seu coração.

Durante o Advento, Jesus vem despertar as nossas capacidades de amor, de oração, de confiança em Deus, de bondade, de solidariedade e de oração que estavam adormecidas no fundo de cada um de nós! Ele vem despertar em nós o amor a Deus e o amor ao próximo. Vem despertar em nós a alegria de sermos amados por Deus.

quinta-feira, 25 de Novembro de 2010

JÁ APRENDEMOS AS CONSOANTES "P", "T", "L"


Os alunos do 1º ano atingiram, neste momento, um ponto especial da aprendizagem curricular mais importante, o processo de leitura/escrita.
Depois da propedêutica e da aprendizagem das vogais e ditongos, estão agora num período de consolidação. As 3 primeiras consoantes estão ensinadas/apre(e)ndidas.
Torna-se necessário, agora, cimentar a consciência fonológica, a identificação visual dos fonemas (letras), a junção das mesmas em sílabas e a formação de palavras. Mais importante: a leitura de frases. É isso que dá sentido e coerência ao que se lê. Para isso há que repetir, por vezes quase sem conta, a decomposição das ditas frases e palavras, há que insistir na leitura, seja ela global e memorizada, mais simples e fácil de apreender, seja ela sintética, mais construtiva por assim dizer. Uma forma e outra complementam-se ainda que dependa dos alunos. Não são todos iguais!

terça-feira, 23 de Novembro de 2010

21º ANIVERSÁRIO DA CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

No dia 20 de Novembro celebramos o 21º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças. E o que significa isso?
Todas as pessoas têm direito a viver com dignidade, a serem respeitadas e a desenvolverem as suas potencialidades. Por isso, em 1989, Portugal, juntamente com outros países (das Nações Unidas), aprovou um acordo para garantir que todas as crianças tivessem as condições necessárias para se desenvolverem de forma harmoniosa, saudável e feliz. A este acordo deu-se o nome de Convenção sobre os Direitos da Criança. Com esta Convenção, todos ficam a saber o que as crianças podem fazer, assim como as responsabilidades que cabem aos adultos e aos Estados. Mas, para que todas as crianças possam gozar dos seus direitos, é importante que cada um de nós colabore, cumprindo os deveres que lhe estão atribuídos.

Como já vem sendo hábito, esta comemoração é organizada pelas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de cada concelho da R.A.M.
Este ano, os representantes de cada CPCJ juntaram-se e elaboraram um programa comum a todos os concelhos. Assim, o local escolhido para a realização de actividades foi o Parque Desportivo de Água de Pena, em Machico. Os destinatários foram os alunos do 4º ano de escolaridade.

A Escola do Seixal foi representada, excepcionalmente, pela turma do 3º/4º ano, uma vez que o 4º é frequentado por três alunos.
A saída do Seixal deu-se por volta das 9h, juntamente com os alunos do 4º ano da Escola do Porto Moniz.
A chegada a Machico teve lugar por volta das 10h onde depois foi a hora do lanche. Seguidamente, houve a sessão de abertura, presidida pelo Senhor Secretário dos Assuntos Sociais, e o início de actividades lúdico-pedagógicas.
As crianças do município do Porto Moniz começaram com a gincana “Eu consigo”, onde puseram à prova alguns dos seus sentidos e posteriormente brincaram no Insuflável e tiveram pinturas faciais. Seguiu-se a dança de Capoeira onde aprenderam alguns termos e técnicas como também participaram numa actividade de Prevenção Rodoviária onde foi possível ser condutor (de bicicleta) e peão. Para finalizar as actividades do período da manhã, houve a oportunidade para assistir a uma demonstração de skate, na pista própria para o efeito.
O almoço (trazido pela Escola do Porto Moniz) foi servido às 13h e neste intervalo ainda houve tempo para a brincadeira no parque infantil.
Pelas 14h, foi possível assistir a um simulacro dos Bombeiros de Santa Cruz e também poder relembrar e aprender novos conceitos relativos aos Primeiros Socorros e Incêndios.
A GNR também deu o seu contributo ao apresentar os seus cães-polícia utilizados em apreensão de drogas.
A tarde continuou com espectáculos de dança com alunos da EB23 do Caniçal e outro com os Geristars.
Após estes shows, foi altura do lanche e da sessão de encerramento, apresentada pelo Senhor Director Regional de Educação.
Para terminar em beleza, crianças e adultos tiveram a oportunidade de participar numa mega aula de aeróbica denominada “Ao ritmo dos Direitos”.
Foi um dia muito bem passado!


sexta-feira, 19 de Novembro de 2010

SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS


A primeira edição oficial da Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos (EWWR - European Week for Waste Reduction), decorreu em vários estados europeus durante o período de 21 a 29 de Novembro de 2009. Faz parte de um projecto para 3 anos e conta com o apoio do programa LIFE+ da Comissão Europeia. A edição 2010 da Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos terá lugar de 20 a 28 de Novembro.

O objectivo da EWWR é alertar e consciencializar a sociedade no seu todo, incluindo entidades públicas e privadas, associações, organizações não governamentais, empresas, escolas e os cidadãos em geral. Neste sentido, a iniciativa promove essencialmente o conceito da prevenção de resíduos, coordenando acções de sensibilização organizadas por diversos agentes e orientada para diferentes públicos, pondo em prática, durante uma semana, acções de prevenção da produção de resíduos, centradas nas diferentes etapas do ciclo de vida dos produtos, desde a sua produção até ao consumo e reutilização, permitindo assim aumentar o tempo de vida útil dos produtos.

quinta-feira, 18 de Novembro de 2010

CIRCUITO LITERÁRIO II

Cá estamos de volta com o nosso Circuito Literário, desta vez, dinamizado pela professora Sandra. "O passarinho Fidélio" foi a história escolhida e que cativou a atenção das nossas crianças pois foi contada em moldes diferentes: acompanhada de música e coreografia que fizeram as delícias de miúdos e graúdos. Houve ainda tempo para a criação de um passarinho, como recordação.


quarta-feira, 17 de Novembro de 2010

DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR


O hábito de fumar (tabagismo) - acto voluntário de inalar o fumo da queima do tabaco - independentemente da qualidade, quantidade ou frequência, é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumadores.
Contudo, o controlo global do tabagismo inclui a prevenção da iniciação ao hábito de fumar, a eliminação das fontes de exposição involuntária ao fumo do tabaco e o apoio/promoção aos programas de abandono do tabaco.
O tabaco é um dos maiores inimigos da sua saúde. Dá o primeiro passo para uma vida sem fumo!

Para assinalar o Dia do Não Fumador, os nossos alunos foram alertados para os malefícios do tabaco. Tiveram a oportunidade de visualizar um powerpoint acerca do tema bem como elaboraram desenhos e criaram cartazes.

terça-feira, 16 de Novembro de 2010

DIA NACIONAL DO MAR


Tal como existe o dia da água, da árvore ou do ambiente, também o mar é celebrado, em Portugal, sendo 16 de Novembro o Dia Nacional do Mar. Neste dia, em 1994, entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Ao ratificar a CNUDM, a 14 de Outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades, sendo que é “dono” de uma das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional.
A comemoração deste dia engloba sempre um vasto conjunto de iniciativas de âmbito nacional, regional e local, que incluem diversas actividades de natureza cultural, desportiva, cientifica, etc. Estas actividades envolvem vários ministérios e outras entidades públicas e privadas, ligadas ao mar.

Na nossa escola, o dia não foi esquecido e os alunos do 1º Ciclo trabalharam a temática em diversas áreas. Houve a possibilidade de visualizar filmes (no Youtube) alusivos ao fundo do mar, foram feitos trabalhos no Paint, realizado um cartaz por todas as crianças, desde o 1º ao 4º ano e os alunos do 3º e 4º ano realizaram uma etiqueta para pendurar nas portas, com uma mensagem sobre o mar.


quinta-feira, 11 de Novembro de 2010

DIA DE SÃO MARTINHO & MAGUSTO


Na nossa escola também quisemos manter a tradição e festejámos o dia de São Martinho, com castanhas e sumo. Nas salas de aula, falámos sobre a lenda, fizemos desenhos e ilustrações. Até construímos uma história digital, na aula TIC, com a professora Elisângela. A escola foi decorada a preceito e tivemos um dia especial!






PROJECTO "A PASSO DE CARACOL"

O projecto “A passo de caracol” surge na Escola do Seixal, por intermédio da Professora Marta Franco que assistiu a um workshop sobre a temática, no IV Encontro Regional Eco-Escolas que teve lugar no Porto Santo, no pretérito mês de Outubro.
Feitos os contactos, com o Dr. Dinarte Teixeira, da Direcção Regional do Ambiente, responsável pelo projecto, foi agendada uma data para a divulgação e implementação do mesmo.
O principal objectivo do projecto “A passo de caracol” é a divulgação do Património Malacológico do Arquipélago da Madeira, um dos mais ricos do mundo.
No dia 11 de Novembro, o Dr. Dinarte Teixeira veio à escola fazer uma breve apresentação teórica, para o 3º e 4º ano, acerca dos caracóis, nomeadamente: as suas características; o seu funcionamento; as espécies existentes (254 no arquipélago); como atraí-los; onde encontrá-los; para que servem; o que fazer com eles; como protegê-los e finalmente como fazer um terrário.
Posteriormente, a teoria foi posta em prática, com o equipamento apropriado (luvas e lupas) e a vontade de apanhar caracóis. Após a “caça”, foi tempo de regressar à sala e colocar os moluscos na sua nova casa – o terrário.
Agora, resta cuidar dos nossos amigos e aprender muito com eles!



quarta-feira, 10 de Novembro de 2010

OS 5 SENTIDOS - PRÉ

As crianças de 5 anos estão a trabalhar Os Sentidos e realizaram alguns trabalhos sobre esse tema.

terça-feira, 9 de Novembro de 2010

DIA DA LUTA CONTRA O RACISMO

O Racismo é uma crença segundo a qual as capacidades, as características e as qualidades dos Homens são determinadas pela sua raça ou grupo étnico, muitas vezes expressa na forma de uma afirmação ou superioridade de uma raça ou grupo sobre os outros.

O Dia Internacional de Luta contra o Racismo foi criado há 27 anos na decorrência do massacre ocorrido em 1960, em Shaperville, quando 68 negros sul-africanos foram brutalmente assassinados, quando protestavam contra a chamada “Lei do Passe” que transformava os negros em estrangeiros dentro do seu próprio país: todo o negro passaria a ser obrigado a mostrar um “passe” que, evidentemente, não seria obrigatório aos outros cidadãos sul-africanos, aos brancos.

Os alunos do 3º/4º ano assinalaram a data, a
partir de uma história de Luísa Ducla Soares - Meninos de todas as cores - onde o texto foi explorado e discutido e posteriormente os alunos criaram, à sua maneira e com materiais de desperdício, um menino do mundo.



segunda-feira, 8 de Novembro de 2010

2º GALARDÃO "ESCOLA MODELO NO TRÂNSITO"

No dia 8 de Novembro, no âmbito da apresentação do programa de Prevenção Rodoviária para o ano 2010/2011, foram entregues bandeiras às escolas que, no ano lectivo anterior, tiveram boas práticas de prevenção e educação rodoviária. Esta bandeira representa a escola modelo no trânsito que, durante um ano, vai ficar hasteada. A Escola do Seixal foi, pela segunda vez consecutiva, uma das contempladas e, por isso, motivo de orgulho para toda a comunidade escolar e educativa!
O programa para este ano lectivo insere-se nos mesmos moldes dos anos anteriores, com concurso de cartazes, provas teóricas de regras de trânsito, taça escolar (gincana), acções de sensibilização.


sexta-feira, 5 de Novembro de 2010

PAINEL ECO-ESCOLAS

Aqui temos o painel onde constará toda a informação alusiva ao Programa Eco-Escolas, com especial destaque para as actividades que se desenrolarão ao longo do ano lectivo 2010/2011.




quinta-feira, 4 de Novembro de 2010

FLEXIBILIDADE NO 1º E 2º ANO

Na aula de Educação Física, os alunos do 1º e 2º ano puseram à prova a sua flexibilidade e elasticidade corporal. Alguns revelaram grandes aptidões.



JOGO DAS GALINHAS

Os meninos e meninas da Pré realizaram O jogo das galinhas, na actividade de Educação Física. Foi muito divertido!!!



quarta-feira, 3 de Novembro de 2010

AMBIENTALISTAS DO MÊS DE OUTUBRO

Cá estamos, novamente, para mais uma edição do Ambientalista do Mês. E em Outubro, as alunas que obtiveram mais pontos foram: a Maria Inês, da Pré e a Beatriz Fernandes do 1º ano.