segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A TODOS, UM FELIZ NATAL E BOM ANO 2009!

Durante os próximos dias teremos a interrupção lectiva do Natal. Um merecido descanso para viver a época festiva e recarregar energias...
A toda a Comunidade Escolar e Educativa, votos de um Santo Natal e um próspero ano de 2009. Marcamos encontro em Janeiro. Até lá!


domingo, 21 de dezembro de 2008

A NOSSA FESTA DE NATAL

No dia 18 de Dezembro terminaram as actividades lectivas do 1º período. Para encerrar, preparámos uma festa. Começámos com uma missa, às 9h00. De seguida, viemos para a escola apresentar a opereta "À procura de um pinheiro", canções, sombras chinesas, poemas e uma peça de teatro. Para terminar em grande, o Pai Natal fez-nos uma visita e ajudou a distribuir os presentes que tiveram o patrocínio da Câmara Municipal do Porto Moniz.

Fiquem com algumas imagens:

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

"O RAPTO DO PAI NATAL"


No dia 16 de Dezembro, fomos à Casa do Povo do Porto Moniz, na Santa, para assistir a uma peça de teatro intitulada "O Rapto do Pai Natal". Esta peça foi dramatizada pelo Grupo de Animação do Gabinete Coordenador de Expressão Artística (GCEA) e teve o patrocínio da Câmara Municipal do Porto Moniz.
Este trabalho do Gabinete Coordenador de Educação Artística teve a colaboração da RTP-Madeira (na gravação de cenas de vários locais do Mundo onde as crianças colaboram na busca ao Pai Natal) e do Centro Multimédia da DRE onde toda a edição de imagem foi realizada.

Nesta história original para Teatro da Equipa de Animação do GCEA, com músicas tradicionais de Natal e temas originais de Jorge Conduto e Florentino Franco, houve espaço para muita aventura e suspense.
A história “O Rapto do Pai Natal” fala da ausência do Pai Natal que, por motivos misteriosos, sem deixar qualquer rasto, desaparece da sua oficina no Pólo Norte. Entram em cena os inspectores Bom Faro e Boa Vista que descobrem que ele foi raptado. Quem o terá levado? O que desejará em troca? Quem poderá ajudar? Como será o Natal sem o Pai Natal? Como irão as crianças de todo o mundo suportar um Natal diferente? Será que vão descobrir o verdadeiro Natal? A ajuda da Ana, uma menina especial, que irá viajar no trenó do Pai Natal, é fundamental para mostrar o espírito do Natal a quem ainda não o conhece...
Uma história muito bonita, sem dúvida!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO - SAÚDE ORAL

No dia 10 de Dezembro foi dinamizada, na nossa escola, uma acção de sensibilização sobre Saúde Oral. Esta acção foi realizada pela médica dentista, Alexandra Abreu, e foi dirigida aos pais e encarregados de educação.
Foram abordados diversos pontos, desde a erupção dos dentes à queda dos mesmos, passando pela alimentação, pelos cuidados a ter na higiene bem como os traumatismos dentários.
Foi uma sessão esclarecedora onde houve lugar para tirar dúvidas e aprender também.




segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

VEM AÍ O NATAL...


PRESENTE DE NATAL

"Quero que todos os dias
Sejam dias de Natal
Para todos terem alegria
E a ninguém lembrar o mal.
Oh menino! Não te esqueças,
De me dar um presente...
Transforma todos os dias
Em Natais p'ra toda a gente.

Em Natais quentes de amor,
Com cestos cheios de pão.
Com luzes, sinos e febres
Com homens todos irmãos."

Aqui ficam algumas fotografias dos trabalhos que têm sido feitos, alusivos à quadra natalícia. A maioria destes trabalhos é elaborada com materiais de desperdício, ou seja, fazemos muita reutilização! Ou não fossemos uma eco-escola...



sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

DIA DO VOLUNTARIADO


O Dia Internacional do Voluntariado comemora-se no dia 5 de Dezembro. Foi criado em 1985, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objectivo de apoiar grupos dedicados a acções voluntárias em diversas categorias sociais.
Por todo o mundo, há milhares de pessoas que, voluntariamente, dedicam uma parte do seu tempo, trabalho e dedicação a favor de outros, em prol de uma causa. O empenhamento destes voluntários é essencial para a construção de um mundo melhor.
O primeiro passo a dar consiste em identificar o que gostaríamos de fazer e como poderemos ajudar. A partir daí, pode passar-se a acções individuais ou inseridas em grupos comunitários ou organizações de cariz social.

SER VOLUNTÁRIO…
… é ser útil, deliberadamente, sem esperar recompensas nem compensações.
… é, por vezes, uma bênção do céu para quem beneficia.

O VOLUNTARIADO:
* é uma decisão voluntária, apoiada em motivações e opções pessoais;
* é uma forma de participação activa do cidadão na vida das comunidades;
* traduz-se, regra geral, numa acção ou movimento organizado;
* contribui para um desenvolvimento económico e social mais equilibrado;
* …

"UMA TONELADA DE SORRISOS"
A EB1/PE do Seixal associou-se à campanha de solidariedade social que decorre, de 21 de Novembro até 19 de Dezembro, nas principais lojas do Pingo Doce, na Madeira. Trata-se de uma acção de recolha de brinquedos, livros e roupas – novos ou em bom estado – cujo destino serão 6 instituições madeirenses que apoiam crianças carenciadas ou em risco, a saber: Estabelecimento Vila Mar (antigo Polivalente), Abrigo da Nossa Senhora da Conceição, Centro de Acolhimento de São Tiago, Centro da Mãe, Fundação Cecília Zino e Centro de Acolhimento “O Aconchego”. Conseguir “Uma Tonelada de Sorrisos” é o lema e o grande objectivo desta campanha.
O Pingo Doce, na Madeira, associa-se a esta iniciativa que decorre a nível nacional. Para além dos contributos doados pela população, o Pingo Doce contribuirá directamente com a oferta de brinquedos novos.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

AMBIENTALISTAS DO MÊS DE NOVEMBRO

Já estão eleitos os Ambientalistas de Novembro! Os meninos que mais pontuaram neste mês foram: o João Pedro, da Pré e o Bernardo do 3º ano.
A todos os participantes, Muito Obrigado! Continuem a participar. Não se esqueçam que o Ambiente agradece...