domingo, 30 de novembro de 2008

DESAFIO: "UM MUNDO ESPECIAL"

No âmbito das comemorações da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais (de 2 a 9 de Dezembro), a Direcção Regional do Educação Especial e Reabilitação (DREER) lançou um desafio intitulado "Um Mundo Especial".
O objectivo deste desafio era descobrir diferenças entre as pessoas e fazer um desenho ou escrever um texto, um poema ou uma música sobre como as diferenças tornam o mundo mais especial.
Os alunos do 3º e 4º ano quiseram participar e dar o seu contributo.
Aqui fica o texto colectivo:


UM MUNDO ESPECIAL. CHEIO DE DIFERENÇAS.

Somos Crianças,
Diferentes e Especiais.
Com um Coração grande,
Acreditamos em Ideais.

Queremos um Mundo
Para girar na nossa mão.
E um céu cheio de estrelas
Para fazer brilhar o Coração.

Vamos pedir mais Amor
No olhar da Multidão
Acreditar no Sonho,
Diminuir a solidão.

Que cada pessoa,
Com a sua diferença,
Torne o Mundo mais especial.
São os nossos votos
Para um Feliz Natal!

Vejam os desenhos. Alguns foram publicados no site da DREER. Aqui fica a ligação:


CONCURSO "S.O.S. FREIRA DO BUGIO"

Alguns alunos, do 3º e 4º ano, participaram no concurso "S.O.S. Freira do Bugio" que tinha por objectivo enviar uma história desenhada ou escrita acerca daquela ave marinha, endémica da Madeira.
O Parque Natural da Madeira em parceria com o Madeira Shopping promoveram esta iniciativa.
Aqui fica o registo de algumas participações:


quinta-feira, 27 de novembro de 2008

TEMPO DE OUTONO

O Outono começou no dia 22 de Setembro e dura três meses. Nesta estação, os dias ficam mais curtos e frios. Anoitece mais cedo.
Algumas árvores começam a perder as folhas, que caem no chão, formando tapetes fofinhos.
Castanho, vermelho, laranja e roxo são as cores que mais se vê...
É o tempo da vindima e das castanhas...


terça-feira, 25 de novembro de 2008

AMBIENTALISTAS DO MÊS DE OUTUBRO

A eleição do Ambientalista do Mês não é novidade na nossa escola. Há já dois anos que realizamos esta actividade. Trata-se de marcar pontos numa grelha, àqueles alunos que trazem o material pedido. No final do mês, o que tiver mais pontos é eleito.
O material é o seguinte:
* tinteiros ou telemóveis usados = 5 eco-pontos

* mensagens originais sobre o Ambiente = 4 eco-pontos

* notícias sobre temas ambientais (de jornais, revistas,...) = 3 eco-pontos

* pilhas usadas, grandes ou pequenas = 2 eco-pontos

* rolhas de cortiça limpas = 2 eco-pontos

* tampas de plástico limpas = cada 5 vale 1 eco-ponto

O objectivo desta actividade é consciencializar as crianças (e seus familiares) para a importância da selecção dos diversos materiais, tendo em vista a reciclagem e a consequente poupança de recursos naturais.
Este ano, os meninos da Pré também participam, havendo assim dois ambientalistas: um na Pré e outro no 1º Ciclo.
E no mês de Outubro, as eleitas foram: na Pré - Adriana Calçado e no 1º Ciclo - Renata Fernandes.
Continuem a participar e a ajudar o Ambiente. Ele agradece e todos ficamos a ganhar!





quinta-feira, 20 de novembro de 2008

DIA NACIONAL DO MAR

No dia 16 de Novembro foi celebrado o Dia Nacional do Mar. No âmbito destas comemorações, teve lugar um conjunto de iniciativas diversificadas que envolveu diversos organismos e entidades e que pretendeu sensibilizar toda a população para as temáticas do mar, fossem elas relacionadas com o ponto de vista económico, cultural, ecológico ou social.

O Aquário da Madeira, numa parceria com o Centro de Ciência Viva do Porto Moniz, realizou diversas actividades, no dia 20 de Novembro, e os alunos do 1º Ciclo do Concelho tiveram a oportunidade de participar. Houve uma palestra sobre as espécies aquáticas, com a Dr.ª Sandra Capontes. Seguidamente, foi realizado um atelier para elaborar máscaras em cartolina, alusivas ao mar. Depois de terminada esta actividade, os alunos desfilaram até ao Aquário, onde tiveram uma visita guiada. Foi como fazer uma viagem ao fundo do mar!



XIX ANIVERSÁRIO DA CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

No dia 20 de Novembro celebramos o XIX Aniversário da Aprovação da Convenção dos Direitos das Crianças. E o que significa isso?
Todas as pessoas têm direito a viver com dignidade, a serem respeitadas e a desenvolverem as suas potencialidades. Por isso, em 1989, Portugal, juntamente com outros países (das Nações Unidas), aprovou um acordo para garantir que todas as crianças tivessem as condições necessárias para se desenvolverem de forma harmoniosa, saudável e feliz. A este acordo deu-se o nome de Convenção sobre os Direitos da Criança. Com esta Convenção, todos ficam a saber o que as crianças podem fazer, assim como as responsabilidades que cabem aos adultos e aos Estados. Mas, para que todas as crianças possam gozar dos seus direitos, é importante que cada um de nós colabore, cumprindo os deveres que lhe estão atribuídos.


No concelho do Porto Moniz, foi dinamizada uma actividade para simbolizar este dia. A organização ficou a cargo da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e do Centro de Ciência Viva.
Os alunos do 1º Ciclo das escolas daquela localidade apresentaram uma canção intitulada "Criança", com dança coreografada, ensaiada pela professora Sandra Dias. Em seguida foram largados balões. Cada criança escreveu, previamente, uma mensagem e ofereceu-a a um adulto. Todos ficaram comovidos, com o gesto.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

O REGRESSO DO UMTIC

Pois é! O UmTIC voltou à nossa escola, pela segunda vez. Para quem não sabe, o UmTIC é uma mascote (ligada às Tecnologias de Informação e Comunicação no 1º Ciclo) que visita, semanalmente, diversas escolas da Região, com o intuito de tornar as aprendizagens mais lúdicas e também de divulgar o bom trabalho que se faz nas escolas, em diferentes áreas.
Existe um blog, intitulado Diário do UmTIC. Nele ficam registadas as aventuras mais significativas deste simpático rato que faz maravilhas com as crianças.
O UmTIC chegou hoje à nossa escola e vai permanecer até sexta-feira. Será acompanhado pela nossa mascote JoanTIC@.
Quem estiver interessado em seguir a sua aventura no Seixal (e não só) pode consultar o endereço abaixo e ficar actualizado:



DIA DO NÃO FUMADOR

No dia 17 de Novembro comemora-se o Dia do Não Fumador. O objectivo é alertar para os malefícios que o tabaco provoca.
É sabido que este mau hábito se cria, muitas vezes, na adolescência principalmente ocasionado pelo desejo de imitar os adultos, como modo de se integrar num grupo e vontade de se afirmar perante as pessoas.
Quando se obtém o hábito aparecem, sobretudo, dois tipos de dependência: a psicoloógica e a física.
Não é fácil deixar de fumar mas é muito fácil começar! Por esse motivo, devemos apostar na prevenção promovendo acções de sensibilização e alerta para os perigos associados ao tabaco.

Foi neste contexto (e dando seguimento à Semana Regional de Prevenção contra a Toxicodependência) que dinamizámos algumas actividades para a promoção de hábitos saudáveis, desde tenra idade. Foram apresentadas algumas imagens sobre doenças provocadas pelo tabaco; feitas algumas pesquisas e jogos no computador.
Ficou o alerta feito e a mensagem passou. Esperamos ver bons frutos, a seu tempo...

E agora, boas razões para nunca fumar ou deixar de fumar:

- gozar de boa saúde e bem-estar;
- evitar doenças;
- poupar dinheiro;
- promover um ambiente são;
- respeitar os direitos dos não fumadores.

A ESCOLHA É SUA!




segunda-feira, 17 de novembro de 2008

SEMANA DA PREVENÇÃO DA TOXICODEPENDÊNCIA

O Serviço de Prevenção da Toxicodependência organiza a Semana Regional de Prevenção da Toxicodependência, entre os dias 17 e 21 de Novembro, em todos os Concelhos da Região, sob o lema “Uma Região, Diferentes Concelhos … na Prevenção”.
Através de um Programa de iniciativas e actividades muito diversas, pretende-se sensibilizar a população, em geral, e as crianças e os jovens, em particular, para a importância da promoção da saúde através da adopção de comportamentos livres do consumo de substâncias psicoactivas (álcool, tabaco e outras drogas ).
O Serviço de Prevenção da Toxicodependência, com esta iniciativa, pretende desenvolver um trabalho em rede e de envolvimento de todos os parceiros que estão no terreno, nomeadamente, com todas as Autarquias da Região, com os diferentes organismos, instituições e associações da Comunidade para o desenvolvimento de acções de prevenção, de redução de riscos, minimização de danos e de reinserção social.
Neste sentido, os estabelecimentos de ensino foram convidados a participar com diversas iniciativas.


No concelho do Porto Moniz, a autarquia local e o Centro de Ciência Viva ficaram responsáveis pela dinamização do evento. A EB1/PE do Seixal também quis dar o seu contributo e enviou diversos trabalhos para integrarem uma exposição, no Centro de Ciência Viva. Os alunos foram, primeiramente, sensibilizados para a questão e depois realizaram diferentes trabalhos, sendo de destacar: cartazes, um panfleto, um cigarro e marcadores de livros.
Apesar de ser um tema bastante complexo, foi interessante trabalhá-lo e fazer muitas aprendizagens, insistindo sempre no "saber dizer NÃO".
O trabalho empenhado, o enovolvimento e a energia de todos no trabalho da prevenção é fundamental. Só assim será possível minimizar o flagelo que é a Toxicodependência.



SÃO MARTINHO

A Lenda de São Martinho

Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de Outono, um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado num cavalo, quando se deparou com um mendigo cheio de fome e frio. O soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a sua capa e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes.
Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente, como que por milagre, o céu se abriu afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias. Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de Novembro, surgem alguns dias de calor, a que se passou a chamar o "Verão de São Martinho".

Na nossa escola festejámos o Dia de São Martinho, com as tradicionais castanhas assadas. E que deliciosas estavam! Toda a comunidade escolar saboreou este fruto quentinho.
Alguns trabalhos foram realizados e reflectimos acerca de valores como a generosidade, a bondade e a amizade.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PÃO-POR-DEUS

O Pão-por-Deus é uma tradição que está relacionada com a pobreza e a necessidade de pedir. Antigamente, as pessoas punham em cima das mesas aquilo que tinham em casa (comida e bebida) e quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade. Actualmente, só as crianças pedem o Pão-por-Deus, no último dia do mês de Outubro.
Na nossa escola, gostamos de reavivar e manter a tradição com o objectivo de incutir valores como a generosidade e a solidariedade. Para tal, fomos pedir e cantar o Pão-por-Deus pela freguesia. Cheios de alegria e boa disposição, com o saquinho na mão e a voz afinada.
Na escola recebemos o Sr. Presidente da Câmara, Gabriel Farinha, e o Sr. Vereador, António Santos, que nos presentearam com castanhas, nozes, um bolo e um sumo.
Que rico Pão-por-Deus!!!

HALLOWEEN

O Halloween ou "Dia das Bruxas" é uma tradição celta que, ao longo dos tempos, se espalhou por muitos países. Em Portugal, cada vez mais se celebra este acontecimento, havendo nas escolas uma maior enfâse.
Várias são as influências e simbologias associadas a este dia. Desde bruxas, fantasmas e dráculas a aranhas, esqueletos e monstros, qualquer fantasia assustadora é válida. Sem esquecer as abóboras-lanternas que são uma marca de referência.
Este ano, à semelhança de anteriores, a nossa escola festejou o Halloween. E como gostamos de fazer sempre coisas diferentes, desta vez, os alunos de 3º e 4º ano construiram um "Cabeça- de-Abóbora" para colocar na entrada. Foi feito com jornais e roupa velha.
Foram realizadas outras actividades como: pintura; recorte; colagem; palavras cruzadas; sopa de letras; dominó; jogo da memória; jogo do galo; aprendizagem de canções e a visualização de um filme (BD) intitulado "Monsters Hotel".
A grande atracção do dia foi, sem dúvida, a exposição resultante do concurso "Monstro Assustador". Este concurso tinha por objectivo criar a cara de um monstro, num saco de papel, com diversos materiais de desperdício. Os resultados foram bastante criativos e foram entregues prémios aos três que mais se destacaram.
Para terminar esta festa, foram distribuídos fantasmas (chupa-chupas) que satisfizeram as delícias das nossas crianças.
Booooooooooo...


"O TESOURO MÁGICO"

No dia 23 de Outubro, a Equipa de Animação do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA) veio à nossa escola apresentar uma peça intitulada "O Tesouro Mágico". Esta é a versão original para Teatro de Fantoches da Equipa de Animação, baseada nas histórias "Tudo meu" de Nele Moost e Annet Rudolph e "Sina olet Suloisin" de Gil Lewis e Louise Ho.
O cenário era muito colorido e as personagens engraçadas.
As personagens que deram vida a esta peça foram: o Ursinho Karki, a Mãe Ursa, o Corvo e o Ouriço Cacheiro Picassa.
O ursinho foi à procura de um tesouro. Depois de muito andar descobriu que o tesouro era a Amizade. O maior tesouro que se pode ter! Foi uma grande lição para todos nós! Realmente temos de preservar a amizade, que nos preenche e torna mais ricos!


ESCOLA HASTEOU 4ª BANDEIRA VERDE

O dia 21 de Outubro foi escolhido para realizar mais uma pequena cerimónia alusiva ao Hastear da Bandeira Verde - 4º galardão alcançado por este estabelecimento de ensino. Estiveram presentes algumas entidades ligadas à Direcção Regional do Ambiente bem como o Sr. Presidente da Câmara, o Senhor Vereador e outros membros da comunidade. Foi com enorme orgulho que os alunos vestiram a t-shirt com o logótipo da instituição e apresentaram uma breve dança coreografada intitulada "S.O.S. Salvar o Mar". Seguiram-se os discursos e elogios graças ao trabalho ambiental realizado. Ficaram também os votos para que se continue a fazer mais e melhor. Esperamos conseguir e atingir, cada vez mais, um Ambiente de qualidade. Aproveitamos para deixar um MUITO OBRIGADO a todos aqueles que, directa e indirectamente, nos auxiliaram na concretização do projecto. Esperamos sempre contar com o seu apoio, encontrando diferentes associados e contribuir para a preservação do Planeta.
De seguida, apresentamos um breve resumo do trabalho ambiental que foi desenvolvido ao longo de quatro anos, desde que entrámos para o Programa. Intitula-se "Eco-Andanças". Esperamos que gostem!


DIA DA ALIMENTAÇÃO

O dia da Alimentação é celebrado a 16 de Outubro. Para assinalar a efeméride, foram promovidas diversas iniciativas na nossa escola. O objectivo foi sensibilizar toda a comunidade para a importância de uma alimentação variada e correcta.
Foram feitas pesquisas em livros, revistas e na internet. Algumas imagens foram exploradas e jogados alguns jogos. Falámos sobre a fome e os excessos que muitas pessoas cometem em relação à alimentação. Neste contexto, surgiu o filme "Pular a Cerca", gentilmente cedido pela equipa do EducaTIC, Programa Educamedia.
Os alunos da Pré, do 1º e 2º ano elaboraram um crachá alusivo à data. Também fizeram cartazes com recortes.
Os meninos do 3º e 4º ano fizeram marcadores de livros e tiveram a oportunidade de criar uma roda dos alimentos, ao vivo. Cada um trouxe de casa um alimento e assim completaram a roda. Também realizaram um conjunto de frutos da época (com materiais de desperdício) para colocar na cantina.
E para complementar a comemoração, estes alunos foram cozinheiros por um dia. É verdade! Sob a orientação da Engenheira Alimentar, Jeny Andrade, da empresa UNISELF (que é responsável pela comida na nossa escola) e da Sr.ª Cozinheira Elsa, as crianças confeccionaram uma saborosa refeição.
Hummmm... Estava super-deliciosa!!! Parabéns aos cozinheiros!


II ENCONTRO REGIONAL ECO-ESCOLAS


Câmara de Lobos foi a anfitriã do II Encontro Regional Eco-Escolas que teve lugar no passado dia 10 de Outubro. A Casa da Cultura foi o local escolhido para reunir os participantes, oriundos dos quatro cantos da Região. Desde professores coordenadores a técnicos do ambiente, passando por vereadores de diversas câmaras municipais, ligados ao Programa Eco-Escolas, todos representaram, com orgulho, a sua instituição. A Professora Marta Franco compareceu neste encontro em nome da EB1/PE do Seixal.
O turno da manhã ficou marcado pela cerimónia do hastear das bandeiras verdes, na Praça da Autonomia. Este acontecimento contou com a presença de diversas entidades, sendo de destacar a do Sr. Secretário Regional do Ambiente que inalteceu o trabalho ambiental que se tem realizado na Região, em particular Câmara de Lobos, com 21 escolas galardoadas. De destacar também o concelho do Porto Moniz, com 3 escolas premiadas, totalizando 100% naquela localidade.
No turno da tarde, houve lugar para diversos workshops intitulados: "Projectos em Eco-Escolas", com a presença da Coordenadora Nacional do Programa, Drª Margarida Gomes; "Agricultura Biológica - Hortas Pedagógicas", com a presença do Sr. Engº Carlos Marques; "Métodos Energéticos", com o Sr. Eng.º Filipe Oliveira e "Reciclar é criar - Ambiente como forma de arte", com o artista Paulo Lima.
Em suma, este II Encontro Regional de Eco-Escolas contribuiu para a partilha de ideias e experiências entre diversos parceiros no Programa Eco-Escolas.
Parabéns ao município de Câmara de Lobos pela organização deste grande evento! De salientar que, em princípio, o III Encontro Regional será dinamizado pelo concelho da Calheta. Ficamos a aguardar...


SAÚDE ORAL


Com o início do ano lectivo, começaram também as sessões de Saúde Oral. A equipa do GPSO (Grupo de Prevenção de Saúde Oral) compareceu na nossa escola, no dia 7 de Outubro, apresentando o programa a desenvolver ao longo do ano. Este grupo de técnicos, sob a coordenação do Dr. Gil Alves, faz abordagem a temas diversos como a importância dos dentes; a higiene oral; a alimentação; a escovagem; o flúor, entre outros. O objectivo é incutir nas crianças, desde tenra idade, hábitos saudáveis para que tenham a boca e os dentes sãos.
E convém lembrar: um dente cariado ameaça todo o organismo. Cuidem dos vossos dentinhos!


DIA DO ANIMAL

O Dia do Animal é comemorado no dia 4 de Outubro. Este ano, o calendário marcou este dia num sábado. Na escola, assinalámos a ocasião na véspera, dia 3.
Os alunos, desde a Pré ao 4º ano, realizaram diversas actividades com o intuito de reconhecerem a importância do Animal na vida humana bem como respeitar e defender os seus direitos.

Pintura, recorte e colagem foram algumas das técnicas utilizadas para realizar trabalhos em homenagem ao Animal. Na parede, ficou exposto um varal com diversos bichos e respectivos acrósticos.
Foi uma maneira diferente de sensibilizar para este dia, alertando para o facto de alguns animais se encontrarem em vias de extinção.
E não podemos esquecer nunca que os Animais são nossos Amigos!!!